Fatores preditores da intenção de uso de recursos tecnológicos : um estudo sob o enfoque do modelo de aceitação da tecnologia

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Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lauro Brito de, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade-
Autor(es): dc.creatorMoura, Ivanildo Viana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:09:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:09:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/47384-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47384-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Lauro Brito de Almeida-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa: Curitiba, 03/03/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 91-97-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração : Contabilidade e finanças-
Descrição: dc.descriptionResumo: A implantação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto organizacional torna-se cada vez mais comum, visto que as entidades estão adotando esses recursos como ferramentas essenciais de estratégia competitiva. No entanto, pode ocorrer dos objetivos nessa implementação não serem alcançados por motivo de resistência dos usuários quanto ao uso dessas ferramentas. Diante desse aspecto, o objetivo deste estudo é investigar as relações de influência entre os fatores de um modelo estendido da TAM - Modelo de Aceitação da Tecnologia (Davis, 1989) e a intenção comportamental de professores de uma instituição de ensino superior privada para a aceitação e uso de TIC no ambiente de trabalho. O modelo utilizado agrega além das variáveis do TAM original, outras 5 variáveis externas, e apresenta 12 hipóteses a serem testadas para verificar as relações entre os fatores. Os dados foram coletados por meio de questionário disponibilizado na plataforma google docs e aplicado aos professores da instituição via e-mail. A amostra contou com a participação de 147 docentes de diversos cursos da instituição, e os dados foram tratados por meio de estatísticas descritivas para o perfil demográfico, análise fatorial confirmatória e equações estruturais para o teste das hipóteses. Os resultados das análises mostraram que as relações propostas pelo modelo original da TAM foram todas confirmadas. Por outro lado, para o modelo estendido, uma das variáveis externas não apresentou validade, levando à eliminação das relações propostas por duas hipóteses referentes a esse construto. Também foi realizada uma análise multigrupo visando verificar se as variáveis demográficas gênero, idade, escolaridade e tempo de trabalho na instituição possuem efeito moderador significante sobre as relações dos construtos. Os resultados mostraram que as variáveis gênero e idade e tempo de trabalho não apresentaram efeito moderador significante em nenhuma das relações, enquanto que a variável escolaridade apresentou esse efeito em três delas. Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação, Contabilidade Gerencial, Modelo de Aceitação de Tecnologia, Intenção Comportamental.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The deployment of information and communication technologies (ICT) in the organizational context becomes increasingly common, since the entities are embracing these resources as essential tools of competitive strategy. However, there may be objective in that implementation will not be achieved by reason of resistance from users regarding the use of these tools. Before this, the objective of this study is to investigate the relations of influence between the factors of an extended model of TAM - Model of acceptance of technology (Davis, 1989) and the behavioral intention of teachers at a higher education institution in private to the acceptance and use of ICT's in the work environment. The model used aggregates in addition to the variables of the original size, other 5 external variables, and features 12 hypotheses to be tested to verify the relationship between the factors. The data were collected by means of a questionnaire available on the platform google docs and applied to professors via email. The sample included the participation of 147 teachers from several courses of the institution, and the data were treated by means of descriptive statistics for the demographic profile, confirmatory factor analysis and structural equation for the test of hypotheses. The results of the analyzes showed that the relations proposed by the original model of TAM were all confirmed. On the other hand, for the extended model, one of the external variables showed no validity, leading to the elimination of the relationships proposed by two hypotheses concerning this construct. Also an analysis was performed multigrupo to check if the demographic variables gender, age, education and Time working in the institution have moderating effect difference on the relations of the constructs. The results showed that the variables gender and age and working time had no moderating effect difference at any of the relations, while the variable educational level showed this effect in three of them. Keywords: Information and Communication Technology, Managerial Accounting, model of technology acceptance, behavioral intention.-
Formato: dc.format114 f. : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Contábeis-
Palavras-chave: dc.subjectContabilidade gerencial-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectInovações tecnológicas-
Título: dc.titleFatores preditores da intenção de uso de recursos tecnológicos : um estudo sob o enfoque do modelo de aceitação da tecnologia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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