Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Garanhani, Marynelma Camargo, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Alessi, Viviane Maria, 1978- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:38:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:38:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47345 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47345 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Marynelma Camargo Garanhani | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 22/03/2017 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 124-133 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa As linguagens dos bebês na Educação Infantil: diálogos do Círculo de Bakhtin com Henri Wallon teve como objetivo investigar como os bebês se comunicam em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba (Paraná-Brasil). Como aporte teórico foram utilizados os estudos realizados pelo Círculo de Bakhtin, em especial as obras de Volochínov (2011, 2013) e Bakhtin (2009, 2011) que destacam a situação extraverbal que envolve o espaço, o sentido e os valores que permeiam a expressão comunicativa, marcada ainda por diferentes entonações e sempre dirigida socialmente, além da presença e influência do outro na constituição do indivíduo. Essas ideias foram complementadas pela teoria de psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon (1979, 2007, 2008), ao trazer considerações basilares sobre o desenvolvimento infantil. Ao longo do período de um ano, foram observados bebês (entre 8 a 24 meses) de uma turma de berçário, em situações cotidianas de interação com seus pares e adultos. As observações foram acompanhadas de filmagens e notas de campo. A partir das filmagens foram capturadas imagens que compõem o relatório. A análise dos episódios, organizados em: o choro, o riso, aiaiai, a disputa, o espelho, o colchonete e a professora, nos mostram que a linguagem do bebê ocorre por meio de enunciados que envolvem movimentos (gestos, expressões faciais, contato corporal, imitação) e sons (voz, choro, riso, balbucios, vocalizações, palavras, entonação). Em tese, é uma linguagem que se materializa na movimentação do corpo infantil, ou seja, uma linguagem corporal. Assim, se a linguagem é produzida pelo corpo, logo o corpo é produto e produtor de sentido. É por meio de seus movimentos que o bebê se expressa e, ao mesmo tempo, dá sentido à comunicação expressa pelo outro. Palavras-chave: Linguagens. Bebês. Educação Infantil. Corpo e movimento. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The research The language of babies in Childhood Education: dialogues of the Bakhtin Circle with Henri Wallon aimed to investigate how babies communicate in a Municipal Center of Early Childhood Education (CMEI) from Curitiba (Paraná-Brazil). As a theoretical contribution, the studies carried out by the Bakhtin Circle were used, especially the works of Volochínov (2011, 2013) and Bakhtin (2009, 2011). The theory highlights the extra verbal situation, which involves the space, the meaning and the values that permeate communicative expression, also marked by different intonations and always socially addressed, as well as the presence and influence of the other in the constitution of the individual. These ideas were complemented by Henri Wallon's theory of psychogenesis of the complete person (1979, 2007, 2008) by bringing forward basic considerations about child development. Over a one-year period, infants (8 to 24 months) of a nursery class were observed in daily situations of interaction with their peers and adults. The observations were also filmed and field notes were taken, and the images captured from the recordings were part of the report. The analysis of the episodes was organized in themes such as crying, laughter, aiaiai, the dispute, the mirror, the mattress and the teacher, and it shows us that the language of babies is characterized by statements that involve movements (gestures, facial expressions, body contact, imitation) and sounds (voice, crying, laugher, babbling, vocalizations, words, intonation). In theory, it is a language which materializes in the movement of the infant body, that is, a body language. Thus, if the language is produced by the body, the body is a product and a producer of meaning. It is through their movements that the babies express themselves and, at the same time, they give meaning to the communication expressed by the other. Key-words: Languages. Babies. Childhood Education. Body and movement. | - |
Formato: dc.format | 142 f. : il. algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Título: dc.title | As linguagens dos bebês na educação infantil : diálogos do círculo de Bakhtin com Henri Wallon | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: