O papel do pedagogo na organização do trabalho pedagógico escolar : uma identidade em construção

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArtigas, Nádia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luciana da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:24:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:24:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47311-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47311-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Nádia Artigas-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo traz algumas considerações sobre o papel do professor pedagogo no interior da escola, porquanto é necessário definir a sua função em face dos desvios que a profissão tem sofrido. Neste sentido, buscamos respostas sobre como é possível superar a visão do pedagogo tarefeiro e assumir o papel de articulador do trabalho didático pedagógico? E qual a postura que o pedagogo deve adotar para conquistar um bom relacionamento com o corpo docente? Por meio do levantamento bibliográfico e da coleta de dados realizada, por meio de questões abertas, com professores e pedagogos de um Colégio Estadual em Nova Cantu, obtivemos subsídios para avançar em relação à compreensão do verdadeiro papel deste profissional. Na escola observada, há oferta de Ensino Fundamental e Médio e contou-se com a participação de 06 professores, 3 pedagogas e outros sujeitos entre os quais esta pedagoga, na condição de pesquisadora. A análise dos resultados demonstrou que a identidade do pedagogo se constrói na medida da sua prática diária, na interlocução com os professores, alunos e pais. A conquista do seu espaço é fruto de muito estudo e reflexão das ações desenvolvidas, por isso, o pedagogo precisa planejar o seu trabalho para priorizar as questões inerentes à sua função, ou seja, coordenar, planejar e articular a organização do trabalho pedagógico na escola, envolvendo a comunidade escolar na construção de um projeto educativo que gere mudanças efetivas, possibilitando a concretização de uma educação de qualidade.-
Formato: dc.format[25] p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO papel do pedagogo na organização do trabalho pedagógico escolar : uma identidade em construção-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.