Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Artigas, Nádia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Luciana da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:24:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:24:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47311 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47311 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Nádia Artigas | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo traz algumas considerações sobre o papel do professor pedagogo no interior da escola, porquanto é necessário definir a sua função em face dos desvios que a profissão tem sofrido. Neste sentido, buscamos respostas sobre como é possível superar a visão do pedagogo tarefeiro e assumir o papel de articulador do trabalho didático pedagógico? E qual a postura que o pedagogo deve adotar para conquistar um bom relacionamento com o corpo docente? Por meio do levantamento bibliográfico e da coleta de dados realizada, por meio de questões abertas, com professores e pedagogos de um Colégio Estadual em Nova Cantu, obtivemos subsídios para avançar em relação à compreensão do verdadeiro papel deste profissional. Na escola observada, há oferta de Ensino Fundamental e Médio e contou-se com a participação de 06 professores, 3 pedagogas e outros sujeitos entre os quais esta pedagoga, na condição de pesquisadora. A análise dos resultados demonstrou que a identidade do pedagogo se constrói na medida da sua prática diária, na interlocução com os professores, alunos e pais. A conquista do seu espaço é fruto de muito estudo e reflexão das ações desenvolvidas, por isso, o pedagogo precisa planejar o seu trabalho para priorizar as questões inerentes à sua função, ou seja, coordenar, planejar e articular a organização do trabalho pedagógico na escola, envolvendo a comunidade escolar na construção de um projeto educativo que gere mudanças efetivas, possibilitando a concretização de uma educação de qualidade. | - |
Formato: dc.format | [25] p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O papel do pedagogo na organização do trabalho pedagógico escolar : uma identidade em construção | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: