Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salles, Liliane Schenfelder | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Lourenço, Luciane Cirelle Denobe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T22:56:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T22:56:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47305 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47305 | - |
Descrição: dc.description | Orientador (a): Liliane Schenfelder Salles | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Partindo do pressuposto da educação como um processo social, que interfere no desenvolvimento das relações interpessoais, o contexto escolar passa a ser de fundamental importância para a formação destas relações seja entre professor/ aluno; aluno/aluno e alunos e funcionários da educação. Diante disto os objetivos deste artigo foram analisar de que maneira os relacionamentos interpessoais podem favorecer o processo de ensino aprendizagem no Ensino Fundamental da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar EIEF: verificar a importância do espaço escolar para as relações entre alunos, professores e funcionários; refletir sobre as relações interpessoais no ambiente educacional, bem como trabalhar os múltiplos olhares carregados de valores, cultura e afetividade que este nível de ensino necessita. Esta pesquisa está baseada num estudo de natureza qualitativo, que se caracteriza pela descrição, compreensão e interpretação de fatos ocorridos dentro da escola. A estratégia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo (estudo de caso). Após a realização do mesmo foi possível verificar que os professores consideram as relações interpessoais de grande relevância para potencializar o processo de aprendizagem para os alunos. | - |
Formato: dc.format | 20 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações humanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Relações interpessoais : contribuições para a aprendizagem no ensino fundamental da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar Eief | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: