Relações interpessoais : contribuições para a aprendizagem no ensino fundamental da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar Eief

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalles, Liliane Schenfelder-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorLourenço, Luciane Cirelle Denobe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:56:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:56:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47305-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47305-
Descrição: dc.descriptionOrientador (a): Liliane Schenfelder Salles-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Partindo do pressuposto da educação como um processo social, que interfere no desenvolvimento das relações interpessoais, o contexto escolar passa a ser de fundamental importância para a formação destas relações seja entre professor/ aluno; aluno/aluno e alunos e funcionários da educação. Diante disto os objetivos deste artigo foram analisar de que maneira os relacionamentos interpessoais podem favorecer o processo de ensino aprendizagem no Ensino Fundamental da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar EIEF: verificar a importância do espaço escolar para as relações entre alunos, professores e funcionários; refletir sobre as relações interpessoais no ambiente educacional, bem como trabalhar os múltiplos olhares carregados de valores, cultura e afetividade que este nível de ensino necessita. Esta pesquisa está baseada num estudo de natureza qualitativo, que se caracteriza pela descrição, compreensão e interpretação de fatos ocorridos dentro da escola. A estratégia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo (estudo de caso). Após a realização do mesmo foi possível verificar que os professores consideram as relações interpessoais de grande relevância para potencializar o processo de aprendizagem para os alunos.-
Formato: dc.format20 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectRelações humanas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleRelações interpessoais : contribuições para a aprendizagem no ensino fundamental da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar Eief-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.