
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Edna Amancio de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Miranda, Lucilena de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:50:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:50:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47294 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47294 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ªMe. Edna Amancio de Souza Ramos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Discutir avaliação da aprendizagem é de ampla relevância ao campo da educação, uma vez que esta se localiza no ambiente escolar com desígnio de permitir ao educando e ao educador conseguir um melhor resultado no processo ensino aprendizagem. Entretanto, a maior parte das escolas, bem como determinados professores, ainda não conseguiram internalizar o seu real significado. Este artigo demonstrará importância dos critérios de avaliação no processo ensino aprendizagem e a escassez de se determinar, antecipadamente, os critérios avaliativos. O presente texto está dividido em três partes, sendo que a primeira apresenta a pesquisa bibliográfica sobre avaliação no processo ensino aprendizagem a fim de compreender os critérios de avaliação empregados pelos professores, bem como as finalidades específicas que incidem em conceituar avaliação da aprendizagem e os critérios de avaliação; ajuizar sobre a importância da avaliação, na perspectiva da ação da coordenação pedagógica. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual da cidade de Apucarana- Paraná. E, por fim, vemos que os critérios de avaliação são declaradamente importantes para o desempenho escolar dos alunos. Apesar da diversidade dos critérios de avaliação pelos quais os alunos, habitualmente, passam ao longo da sua formação escolar, não são, geralmente, analisadas as diferenças nos resultados escolares que se podem, eventualmente, atribuir às diferenças nos critérios de avaliação, de forma a apurar quais as qualidades e deficiências de cada um daqueles critérios. | - |
| Formato: dc.format | 21 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Critérios de avaliação no processo de ensino aprendizagem | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: