Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Iared, Valéria Ghisloti | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Bacharel em Ciências Biológicas - Setor Palotina | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Daiana Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:33:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:33:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/47290 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47290 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Valeria Ghisloti Iared | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho foi realizado no Parque Estadual Rio da Onça (PERO), Matinhos- PR e buscou identificar a percepção ambiental dos gestores e moradores do entorno, auxiliando na inserção de atividades de Educação Ambiental (EA) e da gestão participativa. Além disso, compreender a percepção ambiental pode subsidiar a reaproximação da população do entorno e evitar conflitos. O PERO está inserido em região de planície litorânea, formado por diversas fitofisionomias da Mata Atlântica e é considerado um corredor ecológico. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas. Para tanto, foram entrevistadas 6 pessoas que já tinham algum envolvimento com o Parque, as quais foram divididas em dois grupos: moradores do entorno e funcionários do parque. Com o auxílio da análise textual discursiva, foram identificados os pontos emergentes: 1 - reflexão sobre educação ambiental e o PERO; 2 - sugestões para a gestão participativa; 3 - identidade afetiva com o PERO e 4 - falta de incentivo financeiro. Todos os entrevistados demostraram uma visão positiva em relação a UC, tanto na sua criação quanto no seu papel na conservação já que foi identificada uma relação de identidade afetiva com o parque. Poucos conhecem o plano de manejo, inclusive os funcionários, e não existe nenhuma atividade de EA sendo realizada. Mas os entrevistados percebem a relevância de desenvolver um programa de uso público no PERO e demostraram interesse em participar das decisões tomadas em relação a UC. Então, como aspiração futura sugere-se a inclusão da EA por meio de gestão participativa do PERO. | - |
Formato: dc.format | 29 p. | - |
Formato: dc.format | application/msword | - |
Formato: dc.format | application/msword | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão participativa | - |
Título: dc.title | Percepção dos gestores e moradores do entorno do parque estadual Rio da Onça (Matinhos - Paraná) como subsídio para a educação ambiental. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: