
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Edna Amancio de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Lucinéia de Carvalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:02:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:02:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47287 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47287 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Me. Edna Amancio de Souza Ramos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho apresenta uma perspectiva sobre a função da Coordenação Pedagógica em instituições de Educação Infantil, e de como essa função pode interferir na atuação dos professores e no processo de ensino e aprendizagem. É necessário apontar que o desenvolvimento de um bom trabalho da Coordenação Pedagógica, aliado à função dos professores, levando em conta a preocupação com a aprendizagem dos alunos, pode transformar o cotidiano escolar e obter melhores resultados de aprendizagem. Objetivamente, o presente trabalho apresenta duas partes. A primeira delas a teoria pesquisada é parafraseada dando lugar a um texto que expõe, com base nas leituras teóricas, a concepção de Coordenador Pedagógico dentro da escola, estruturando suas funções, e mostrando as diferenças de um e outro texto de base. Na segunda parte se encontra uma pesquisa de campo, em formato de entrevista, onde um texto relaciona efetivamente as respostas das perguntas com a teoria pesquisada. Assim o objetivo básico se cumpre, e consegue-se estabelecer os parâmetros discursivos sobre a função de Coordenador Pedagógico, planejado a principio, como objeto de estudo. | - |
| Formato: dc.format | 21 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | O coordenador pedagógico e o desempenho do professor na educação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: