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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Ludmila Caroline de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:15:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:15:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47283 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47283 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador (a): Andréa Ceccatto | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo tem por objetivo apontar a concepção coletiva de Projeto Político Pedagógico como instrumento de garantia do direito à educação dentro da escola, resultando em compromisso e busca de qualidade social por toda a comunidade escolar. Não basta o direito à educação estar garantido em lei para que se faça concretamente na vida dos cidadãos. É necessário criar mecanismos para a sua efetivação, garantindo o acesso e a permanência do estudante dentro da escola. Para tanto, a escola precisa voltar-se a uma prática pedagógica centrada no estudante, calcada na aprendizagem do exercício da cidadania e da democracia, visando à formação de um sujeito apto a participar das esferas trabalhista, social e política. Assim, a qualidade social da escola pública relaciona-se à educação justamente como prática social e ato político. O Projeto Político Pedagógico é o documento norteador de todas as ações da escola. Neste documento se definem os mecanismos para a garantia do direito à educação, da participação colegiada dos diversos segmentos da comunidade escolar e da obtenção da qualidade social. Apesar da importância que um Projeto Político Pedagógico deveria ter, a realidade educacional denota a falta de preocupação e até desconhecimento da comunidade escolar sobre o papel fundamental deste documento, além da ausência de participação coletiva na sua construção e efetivação. Apresenta-se neste artigo a pesquisa realizada numa escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba sobre esta problemática, evidenciando os motivos que levaram a comunidade desta escola ao desconhecimento e ausência de participação em seu Projeto Político Pedagógico. | - |
| Formato: dc.format | 23 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direito à educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Qualidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Projeto político pedagógico : garantia do direito à educação e qualidade social | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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