Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salles, Liliane Schenfelder | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Madalena Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:57:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:57:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47281 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47281 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Liliane Schenfelder Salles | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo buscou discutir e refletir o processo de avaliação da aprendizagem que norteia a educação básica nos anos finais do ensino fundamental, para aprofundar as reflexões sobre quais caminhos são necessários percorrer para a inclusão, acolhimento e superação das dificuldades de aprendizagem do aluno, com ações que conduza de fato ao conhecimento, assim apresentou o objetivo de reconhecer as concepções da avaliação, para superação das dificuldades referentes ao ensino aprendizagem com a compreensão de que o mesmo se completa quando inclui, acolhe, aponta soluções, mostra caminhos e facilita a tomada de consciência do aluno sobre a sua aprendizagem. Na atualidade, a avaliação ainda é bastante debatida e criticada e gera divergências de opiniões no ambiente escolar, mesmo assim, há poucas mudanças a respeito, contudo, fortalece o entendimento de que a avaliação é um processo de alta relevância para a educação, é inadmissível que seja motivo de bloqueios e frustrações, mas de bons momentos entre alunos e professores, na busca de novos caminhos e realizações, enfim é nessa relação que se dá a aprendizagem e possibilita a avaliação de ambos e para que atinja os resultados desejados a avaliação precisa ser sistemática, contínua e integral. A pesquisa foi fundamentada em autores como Luckesi (2008), Hoffmann (2010), Ferreira (2009), Vasconcellos (1994) e Sant'Anna (2011). Houve pesquisa de campo com alunos e professores, acompanhados de questionários com questões dissertativas, para compreender e explicar o assunto abordado. O estudo sobre a avaliação da aprendizagem traz a compreensão de que o processo de mudança acontecerá aos poucos e em longo prazo, mas que com o predomínio da persistência, todos começarão rever suas posturas, com o entendimento de que se houver a modificação do que não está satisfatório, há a esperança em trazer de volta o nosso aluno ao prazer e gosto pela aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | 28 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Avaliação da aprendizagem : percorrendo caminhos para a inclusão, acolhimento e superação das dificuldades de aprendizagem do aluno dos anos finais do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: