
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cunha, Claudia Madruga, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Klabunde, Noara Teófilo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:57:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:57:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47276 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47276 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Claudia Madruga Cunha | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/11/2016 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 85-89 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa se preocupa em cartografar os processos desterritorialização de uma pedagoga ao questionar a identidade profissional que lhe foi atribuída em uma escola de Educação Profissional. Compreende esta escola como espaço geográfico, constituído de paisagens psicossociais, e inventa formas de resistir aos discursos homogeneizadores presentes neste lugar desde sua origem. Atribui novos sentidos ao seu fazer realizando a cartografia de um lugar pedagogo na escola objetivando a valorização de heterogêneos. Investe seus esforços a fim de cartografar lugares de ocupação que serão evidenciados na escrita e na composição que esta faz com imagens fotográficas do lugar e de documentos históricos encontrados no Arquivo Institucional. Na construção de sua narrativa utiliza, principalmente, conceitos presentes nas obras de Gilles Deleuze e Félix Guattari, autores que escrevem sob a perspectiva da filosofia da diferença. Palavras-chave: pedagogia; cartografia; educação profissional; desterritorialização; devir. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research is concerned with mapping the processes deterritorialization of a pedagogue when questioning the professional identity attributed to him in a School of Professional Studies. Understands this school as a geographic space, consisting of psychosocial landscapes, and creates ways of avoiding homogenized speeches present in this same environment since its origin. New insights were assigned in this task resulting in the cartography of a pedagogic place at school aiming the valorization of heterogeneities. It also invests its efforts in order to map occupation places which will be evidenced in writing, and in the combination of writing with photographic images of the place and historical documents found in the Institutional Archive. In the construction of its narrative this work uses mainly concepts present in the work of Gilles Deleuze and Félix Guattari authors who work under the perspective of the philosophy of difference. Key words: pedagogy; cartography; professional education; deterritorialization; becoming. | - |
| Formato: dc.format | 89 f. : il., retrs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia - Formação | - |
| Título: dc.title | Cartografia de um lugar pedagogo na educação profissional | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: