O papel do coordenador pedagógico e dos professores frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos dos sextos anos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Adriane Carneiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSilvestre, Magda Mireille-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:15:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:15:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47273-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47273-
Descrição: dc.descriptionOrientador (a): Adriane Carneiro Ferreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo tem por finalidade refletir sobre as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos dos sextos anos do Ensino Fundamental de Nove Anos durante o processo de ensino e aprendizagem. Para tal, o estudo aborda as questões relacionadas às possíveis causas das dificuldades de aprendizagem dos alunos, o papel do professor, da escola, da família e o trabalho e do coordenador pedagógico no acompanhamento das atividades escolares, articulando todo o trabalho coletivo na escola. A metodologia utilizada nesse trabalho de pesquisa parte de referenciais teóricos que abordam às questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem e de questionários realizados com os professores e coordenadores pedagógicos. Utiliza dados de avaliação diagnóstica, realizada pelos técnicos de Língua Portuguesa e Matemática do Núcleo Regional de Pitanga neste ano de 2014. As quais foram à fonte inicial de pesquisa desta problemática. Os dados apresentados neste artigo apontam que muitos alunos dos sextos anos apresentam dificuldades de aprendizagem nos conteúdos básicos de Língua Portuguesa e Matemática, incluindo as atividades de leitura, escrita, produção textual, interpretação, resolução de problemas e operações simples que envolve adição, subtração, multiplicação e divisão e a necessidade do coordenador pedagógico e dos professores, coletivamente, realizarem o enfrentamento desta situação.-
Formato: dc.format23 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDisturbios da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO papel do coordenador pedagógico e dos professores frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos dos sextos anos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.