Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quadros, Cláudia Irene de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Autor(es): dc.creator | Cerqueira, Bárbara Maia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:26:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:26:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/47272 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47272 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Claudia Irene de Quadros | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 24/02/2017 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: f.126-136 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração : Comunicação e Sociedade | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo avaliar em que medida a convergência, como um fenômeno multidimensional transformou o processo de produção e de formação da equipe da rádio CBN-Curitiba. Como problema de pesquisa, busca-se analisar em que medida a convergência alterou o processo de produção e de formação de equipe de uma rádio all news. Para alcançar tais objetivos, utiliza-se da triangulação metodológica, afim de abarcar os diversos aspectos evidenciados pelo objeto. Neste processo, empregam-se as metodologias de observação sistemática (realizada de maio a setembro de 2016), de entrevistas semiabertas (feitas com nove dos antigos e atuais funcionários da emissora) e de análise de conteúdo, aplicada as entrevistas. A escolha pelo objeto de análise se deu tanto pelo pioneirismo da emissora, que foi a primeira all news do Paraná, inaugurada em 1995 e percursora na disponibilização de áudios na TV por assinatura NET (1995) e na Internet (1996), como pela relevância no estado do Paraná. A base teórica utiliza-se de autores como Jenkins (2006), Ferraretto (2009) e Kischinhevsky (2013). A pesquisa empírica evidencia que o cenário no qual está inserido o jornalista radiofônico é de depreciação profissional, em um sistema que pretende comprometer os processos produtivos na esperança de sanar problemas financeiros ao contratar profissionais que acumulem funções e suprimam etapas produtivas. Palavras-chave: convergência; newsmaking; jornalista; processos produtivas; CBNCuritiba; radiojornalismo. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aims to assess how convergence, as a multidimensional phenomenon transformed both the production and team formation processes in an all news radio. To reach this objective, a methodological triangulation was performed in order to embrace several aspects shown by the object. A systematic observation methodology (performed from may to september of 2016), semi-open interviews (performed with nine former and current broadcaster's employees) and content analysis were used. The analysis object was chosen by the pioneering of the broadcaster, which was the first all news radio in the Paraná state, inaugurated in 1995, and forerunner in making audio available in pay TV (1995) and on the Internet (1996), and also due to the relevance in the Paraná state. The theoretical analysis was based on Jenkins (2006), Ferraretto (2009) and Kischinhevsky (2013). The empirical research shows that the scenario in which radiojournalists are inserted consists of professional depreciation in a system that tries to compromise productive processes in the hope to solve financial problems by hiring professionals to accumulate functions and supress productive steps. Keywords: convergence; newsmaking; journalist; productive processes; CBN-Curitiba; radiojournalism. | - |
Formato: dc.format | 141 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radiojornalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Convergência midiática | - |
Título: dc.title | O processo de convergência no radiojornalismo : transformações profissionais na rádio CBN-Curitiba | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: