Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Taques, Mariana Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Balotin, Marcia Candida Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:11:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:11:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47266 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47266 | - |
Descrição: dc.description | Orientador(a): Prof. Ms. Mariana F. Taques | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo tem o propósito de analisar o papel do pedagogo escolar em um colégio da rede estadual de ensino do Paraná. Mesmo que pese a importância deste profissional, dificuldades e desafios são postos diariamente como obstáculos à efetivação de sua função. Desse modo, faz-se necessário uma investigação dos problemas enfrentados pelo pedagogo, como o desvio de função, a descaracterização profissional e como esses fragilizam o processo educativo. É necessário avaliar, inclusive, como essas dificuldades no trabalho do pedagogo afetam a efetivação da gestão democrática, a qual pode se caracterizar pela articulação da comunidade escolar nas tomadas de decisões sobre a vida institucional da escola. Toma como metodologia a pesquisa bibliográfica, análise documental e de dados coletados, para uma melhor compreensão do tema estudado. Observou-se que os problemas citados correspondem às dificuldades encontradas pelo pedagogo para exercer sua função na rede estadual de ensino do Paraná. Com a análise dos dados coletados, e com embasamento na teoria, constrói-se um melhor perfil dos problemas enfrentados, como exemplo, podemos citar que o pedagogo enfrenta problemas de origem histórica carregando a antiga função de supervisor disciplinar, problema qual toma grande parte do tempo das funções básicas do pedagogo, como analisar os dados do aproveitamento escolar dos alunos para elaboração e acompanhamento do Projeto Político Pedagógico, da Proposta Pedagógica Curricular e do Plano de Ação da escola. Ao refletirmos sobre a prática pedagógica, temos a possibilidade de reorganizarmos nosso plano de ação, readequando ele às necessidades encontradas. | - |
Formato: dc.format | 22 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O pedagogo escolar : limites e possibilidades de sua função | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: