O pedagogo escolar : limites e possibilidades de sua função

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTaques, Mariana Fonseca-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorBalotin, Marcia Candida Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:11:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:11:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47266-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47266-
Descrição: dc.descriptionOrientador(a): Prof. Ms. Mariana F. Taques-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo tem o propósito de analisar o papel do pedagogo escolar em um colégio da rede estadual de ensino do Paraná. Mesmo que pese a importância deste profissional, dificuldades e desafios são postos diariamente como obstáculos à efetivação de sua função. Desse modo, faz-se necessário uma investigação dos problemas enfrentados pelo pedagogo, como o desvio de função, a descaracterização profissional e como esses fragilizam o processo educativo. É necessário avaliar, inclusive, como essas dificuldades no trabalho do pedagogo afetam a efetivação da gestão democrática, a qual pode se caracterizar pela articulação da comunidade escolar nas tomadas de decisões sobre a vida institucional da escola. Toma como metodologia a pesquisa bibliográfica, análise documental e de dados coletados, para uma melhor compreensão do tema estudado. Observou-se que os problemas citados correspondem às dificuldades encontradas pelo pedagogo para exercer sua função na rede estadual de ensino do Paraná. Com a análise dos dados coletados, e com embasamento na teoria, constrói-se um melhor perfil dos problemas enfrentados, como exemplo, podemos citar que o pedagogo enfrenta problemas de origem histórica carregando a antiga função de supervisor disciplinar, problema qual toma grande parte do tempo das funções básicas do pedagogo, como analisar os dados do aproveitamento escolar dos alunos para elaboração e acompanhamento do Projeto Político Pedagógico, da Proposta Pedagógica Curricular e do Plano de Ação da escola. Ao refletirmos sobre a prática pedagógica, temos a possibilidade de reorganizarmos nosso plano de ação, readequando ele às necessidades encontradas.-
Formato: dc.format22 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO pedagogo escolar : limites e possibilidades de sua função-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.