Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Antonio Charles Santiago | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Marcia Cristina de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:41:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:41:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47265 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47265 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Antonio Charles Santiago Almeida | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esse trabalho de pesquisa apresentou como meta analisar a Dificuldade de aprendizagem de uma criança de dez anos que apresenta transtornos emocionais. A coleta de informações foi realizada em uma escola pública no município de Piraquara e abrangeu como objetivos: investigar as dificuldades de aprendizagem causadas pela falta de afetividade e emoção, apontar os problemas e conflitos que levam a criança a apresentar um quadro de dificuldade de aprendizagem, compreender qual a responsabilidade da família mediante o problema de aprendizagem, considerar a prática do professor perante essa dificuldade e entender como se dá o desenvolvimento da criança na perspectiva de Henri Wallon. Para fundamentar a pesquisa foram usados, principalmente, os autores: Barbosa (2001), Smith (2001), Almeida(1999), Chamat( 1997). A pesquisa é qualitativa e a pesquisadora utilizou como técnica de coleta de informações a entrevista e a análise documental, constituindo-se num estudo de caso. Este estudo de caso foi caracterizado por três fases: exploratória, sistemática e elaboração de relatório. Os resultados mostraram uma desestrutura familiar, assim como uma relação afetiva bastante frágil entre a criança e os pais, fatores esses que geraram um transtorno emocional e, conseqüentemente, uma dificuldade de aprender. Há uma necessidade de um acompanhamento pedagógico para a criança e sua família a fim de minimizar esses transtornos. | - |
Formato: dc.format | 31 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A influência da relação sócio-afetiva no processo de ensino-aprendizagem | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: