A influência da relação sócio-afetiva no processo de ensino-aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Antonio Charles Santiago-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorPaula, Marcia Cristina de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:41:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:41:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47265-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47265-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Antonio Charles Santiago Almeida-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esse trabalho de pesquisa apresentou como meta analisar a Dificuldade de aprendizagem de uma criança de dez anos que apresenta transtornos emocionais. A coleta de informações foi realizada em uma escola pública no município de Piraquara e abrangeu como objetivos: investigar as dificuldades de aprendizagem causadas pela falta de afetividade e emoção, apontar os problemas e conflitos que levam a criança a apresentar um quadro de dificuldade de aprendizagem, compreender qual a responsabilidade da família mediante o problema de aprendizagem, considerar a prática do professor perante essa dificuldade e entender como se dá o desenvolvimento da criança na perspectiva de Henri Wallon. Para fundamentar a pesquisa foram usados, principalmente, os autores: Barbosa (2001), Smith (2001), Almeida(1999), Chamat( 1997). A pesquisa é qualitativa e a pesquisadora utilizou como técnica de coleta de informações a entrevista e a análise documental, constituindo-se num estudo de caso. Este estudo de caso foi caracterizado por três fases: exploratória, sistemática e elaboração de relatório. Os resultados mostraram uma desestrutura familiar, assim como uma relação afetiva bastante frágil entre a criança e os pais, fatores esses que geraram um transtorno emocional e, conseqüentemente, uma dificuldade de aprender. Há uma necessidade de um acompanhamento pedagógico para a criança e sua família a fim de minimizar esses transtornos.-
Formato: dc.format31 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA influência da relação sócio-afetiva no processo de ensino-aprendizagem-
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