Avaliação institucional e sua finalidade no contexto da educação pública

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Vanisse Simone Alves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorKaiber, Márcia Regina Vendruscolo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:03:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:03:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47262-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47262-
Descrição: dc.descriptionOrientador (a): Prof.ª Msc. Vanisse Simone Alves Corrêa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A avaliação de forma geral tem sido evidenciada nas discussões educacionais nos últimos anos, destacando-se a expressiva mobilização sobre a avaliação institucional, dada sua importância para o desenvolvimento qualitativo da educação. O principal objetivo deste estudo é entender a importância da avaliação institucional para o processo de desenvolvimento da instituição escolar pública enquanto um recurso de diagnóstico da realidade bem como para a mudança desta. Além disso, se propõe a entender como alunos, professores e funcionários percebem algumas questões, tais como: a finalidade da avaliação institucional; relação entre avaliação e o processo qualitativo da educação pública; avaliação institucional como instrumento de diagnóstico da realidade escolar no contexto da escola pública; possibilidades de mudanças institucionais e pedagógicas a partir dos indicadores. Este trabalho fundamenta-se na pesquisa bibliografia documental e de caso, tendo por espaço de investigação uma escola estadual pública situada na cidade de Palotina/PR. A pesquisa se desenvolveu por meio da metodologia da problematização, utilizando-se a técnica de observação e aplicação de questionários semi-estruturados, aplicados aos sujeitos da pesquisa constituídos por professores, alunos, direção, equipe pedagógica e funcionários de todos os setores, que trabalham no estabelecimento escolar observado, no período diurno, e que integram o processo da educação básica (Ensino Fundamental – séries finais e Ensino Médio). Os dados foram analisados destacando-se alguns pontos em comum dos dois questionários (um ofertado para os alunos e outro para os funcionários). A base teórica se firma no posicionamento de Berbel (1998); Colombo e Berbel (2007); Souza (1990, 1999, 2006) e Libaneo (2001) entre outros autores que discorrem sobre a avaliação institucional bem como sobre a metodologia da problematização. Constatou-se que a avaliação institucional se constitui em um instrumento que tem por finalidade evidenciar a realidade escolar, expondo suas fragilidades e potencialidades, podendo ser utilizada como um importante elemento de transformação. Para que isso aconteça, porém, é preciso avançar para além de meros diagnósticos dissociados do contexto social, histórico, cultural, econômico e político no qual a escola e os sujeitos estão inseridos.-
Formato: dc.format24 p. : il. algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAvaliaçao escolar-
Título: dc.titleAvaliação institucional e sua finalidade no contexto da educação pública-
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