Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Silvério, Maria Aparecida Pedroso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:49:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:49:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47261 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47261 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Dr. Ademir Aparecido Pinhelli Mendes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho objetiva discutir a função do pedagogo, como coordenador pedagógico atuando na formação continuada dos professores. O contexto analisado é de uma escola pública da Educação Básica e a pesquisa esteve voltada para a visão que os professores apresentam das reuniões pedagógicas ofertadas pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná e também pela escola, no período de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014. As informações foram coletadas pela aplicação de um questionário. Baseado em Saviani (2009) e Libâneo (2004), discute a problemática envolvendo a formação inicial dos professores e pedagogos no Brasil. Reportando a Libâneo (2004, 2006 e 1999), aponta a importância da formação do pedagogo stricto sensu. Faz uma crítica à formação que tem como base a teoria do professor reflexivo referindo-se às contribuições de Duarte (2003) e Facci (2008). Ressalta a necessidade da formação continuada dos profissionais da educação ser oferecida de forma articulada às universidades. De acordo com Pimenta (1993), Santos (2002) e Lima (2007), destaca o papel do coordenador pedagógico na organização das atividades escolares, bem como, as contribuições do trabalho coletivo para a escola. Mostra que a equipe pedagógica da escola pesquisada tem coordenado às atividades de formação continuada no cotidiano escolar de forma satisfatória. | - |
Formato: dc.format | 27 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A coordenação pedagógica e a formação continuada de professores e pedagogos no contexto das reuniões pedagógicas de uma escola pública do ensino fundamental e médio da cidade de Campo Mourão, no estado do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: