A coordenação pedagógica e a formação continuada de professores e pedagogos no contexto das reuniões pedagógicas de uma escola pública do ensino fundamental e médio da cidade de Campo Mourão, no estado do Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Ademir Aparecido Pinhelli-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSilvério, Maria Aparecida Pedroso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:49:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:49:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47261-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47261-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Dr. Ademir Aparecido Pinhelli Mendes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho objetiva discutir a função do pedagogo, como coordenador pedagógico atuando na formação continuada dos professores. O contexto analisado é de uma escola pública da Educação Básica e a pesquisa esteve voltada para a visão que os professores apresentam das reuniões pedagógicas ofertadas pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná e também pela escola, no período de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014. As informações foram coletadas pela aplicação de um questionário. Baseado em Saviani (2009) e Libâneo (2004), discute a problemática envolvendo a formação inicial dos professores e pedagogos no Brasil. Reportando a Libâneo (2004, 2006 e 1999), aponta a importância da formação do pedagogo stricto sensu. Faz uma crítica à formação que tem como base a teoria do professor reflexivo referindo-se às contribuições de Duarte (2003) e Facci (2008). Ressalta a necessidade da formação continuada dos profissionais da educação ser oferecida de forma articulada às universidades. De acordo com Pimenta (1993), Santos (2002) e Lima (2007), destaca o papel do coordenador pedagógico na organização das atividades escolares, bem como, as contribuições do trabalho coletivo para a escola. Mostra que a equipe pedagógica da escola pesquisada tem coordenado às atividades de formação continuada no cotidiano escolar de forma satisfatória.-
Formato: dc.format27 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA coordenação pedagógica e a formação continuada de professores e pedagogos no contexto das reuniões pedagógicas de uma escola pública do ensino fundamental e médio da cidade de Campo Mourão, no estado do Paraná-
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