O papel do pedagogo na formação continuada em serviço

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArtigas, Nádia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Mariliz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:46:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:46:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47257-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47257-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Nádia Artigas-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Sabe-se que atualmente o pedagogo desenvolve em sua rotina diversas tarefas, muitas delas burocráticas, não conseguindo, na maioria das vezes, realizar o acompanhamento pedagógico e promover a formação em serviço com os professores nos horários de permanência. Ao analisar a rotina diária dos pedagogos de uma Escola Municipal de Curitiba, diagnosticou-se qual é o seu real papel frente à formação continuada em serviço e a razão desta função não acontecer nos momentos de permanência. Através de relatos dos pedagogos, obtidos através de um estudo exploratório, constata-se que ainda há muito que se avançar no que diz respeito ao papel do pedagogo na formação continuada em serviço. Ela é primordial para a práxis pedagógica, enquanto articulação entre teoria e prática e cabe a este profissional, organizar sua rotina e assumir esta função. Também reforça a importância da equipe diretiva atuar juntamente ao setor pedagógico para garantir os momentos de formação profissional no ambiente escolar. Para finalizar sugere novas organizações na rotina do pedagogo, que certamente contribuirão para os momentos de estudo e formação profissional. Toda a análise apresentada, objetiva única e exclusivamente o aprimoramento da prática pedagógica, porém sob o viés do papel do pedagogo na formação continuada em serviço, almejando efetivar a práxis pedagógica.-
Formato: dc.format22 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO papel do pedagogo na formação continuada em serviço-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.