Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Artigas, Nádia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Mariliz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:46:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:46:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47257 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47257 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Nádia Artigas | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Sabe-se que atualmente o pedagogo desenvolve em sua rotina diversas tarefas, muitas delas burocráticas, não conseguindo, na maioria das vezes, realizar o acompanhamento pedagógico e promover a formação em serviço com os professores nos horários de permanência. Ao analisar a rotina diária dos pedagogos de uma Escola Municipal de Curitiba, diagnosticou-se qual é o seu real papel frente à formação continuada em serviço e a razão desta função não acontecer nos momentos de permanência. Através de relatos dos pedagogos, obtidos através de um estudo exploratório, constata-se que ainda há muito que se avançar no que diz respeito ao papel do pedagogo na formação continuada em serviço. Ela é primordial para a práxis pedagógica, enquanto articulação entre teoria e prática e cabe a este profissional, organizar sua rotina e assumir esta função. Também reforça a importância da equipe diretiva atuar juntamente ao setor pedagógico para garantir os momentos de formação profissional no ambiente escolar. Para finalizar sugere novas organizações na rotina do pedagogo, que certamente contribuirão para os momentos de estudo e formação profissional. Toda a análise apresentada, objetiva única e exclusivamente o aprimoramento da prática pedagógica, porém sob o viés do papel do pedagogo na formação continuada em serviço, almejando efetivar a práxis pedagógica. | - |
Formato: dc.format | 22 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O papel do pedagogo na formação continuada em serviço | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: