Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Giselle Christina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Gaspari, Elisangela Morais de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:22:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:22:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47254 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47254 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Giselle Christina Correa. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo traz à tona dificuldades existentes em instituições de Educação Infantil, que ainda nos dias de hoje enfrentam desafios a se transpor. O assistencialismo dos tempos primórdios ronda ainda os muros de algumas instituições, promovendo em alguns momentos um retroceder nos caminhos percorridos até os dias de hoje. A rigidez percebida em alguns pais ou profissionais, principalmente no que se refere aos pensamentos que definem as instituições de Educação Infantil atuais, como ambientes assistencialistas, tornam difíceis as atuações pedagógicas, deixando cada vez mais distante o ideal dessa etapa da educação básica. Mesmo com todas as dificuldades, a busca pela ruptura dessas consciências ainda se evidencia, mas longe ainda dos perfis atuais traçados para essa etapa da educação básica. | - |
Formato: dc.format | 28 p. : tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de base | - |
Título: dc.title | Assistencialismo na educação infantil : realidade do passado, desafio do presente | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: