A indisciplina no contexto escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuirino, Simony Rafaeli, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorPerincel, Eliandra Terezinha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:37:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:37:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47247-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47247-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Simony Rafaeli Quirino.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Na atualidade, a indisciplina escolar vem sendo tema de debate de grande parte das escolas brasileiras, pois as crianças e jovens na sua maioria se recusam a aceitar as regras existentes na escola. O objetivo principal desta pesquisa é compreender as possíveis causas da indisciplina escolar numa Escola Municipal localizada no município de Curiúva/Paraná. Para isso foram aplicados questionários aos professores desta instituição. Percebe-se a partir das respostas dos professores que a indisciplina pode ter origem em vários fatores externos e internos, porém nesta escola ela acontece, principalmente, devido a falta de cobrança de regras e das aulas desmotivadoras. Além disso, pode-se perceber que a indisciplina dos alunos também está relacionada, de alguma forma, às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e a algumas concepções dos professores, incluindo diferentes aspectos da relação professor/aluno, conteúdos e metodologias utilizadas, postura autoritária, formas de avaliação, falta de limites não colocada pela família e a falta de participação desta na vida escolar do aluno. Uma das possíveis soluções para amenizar a indisciplina nesta escola é investir na formação do professor e em aulas mais interessantes que agucem a criatividade no aluno.-
Formato: dc.format17 p. : tab.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Título: dc.titleA indisciplina no contexto escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.