Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quirino, Simony Rafaeli, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Perincel, Eliandra Terezinha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:37:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:37:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47247 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47247 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Simony Rafaeli Quirino. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Na atualidade, a indisciplina escolar vem sendo tema de debate de grande parte das escolas brasileiras, pois as crianças e jovens na sua maioria se recusam a aceitar as regras existentes na escola. O objetivo principal desta pesquisa é compreender as possíveis causas da indisciplina escolar numa Escola Municipal localizada no município de Curiúva/Paraná. Para isso foram aplicados questionários aos professores desta instituição. Percebe-se a partir das respostas dos professores que a indisciplina pode ter origem em vários fatores externos e internos, porém nesta escola ela acontece, principalmente, devido a falta de cobrança de regras e das aulas desmotivadoras. Além disso, pode-se perceber que a indisciplina dos alunos também está relacionada, de alguma forma, às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e a algumas concepções dos professores, incluindo diferentes aspectos da relação professor/aluno, conteúdos e metodologias utilizadas, postura autoritária, formas de avaliação, falta de limites não colocada pela família e a falta de participação desta na vida escolar do aluno. Uma das possíveis soluções para amenizar a indisciplina nesta escola é investir na formação do professor e em aulas mais interessantes que agucem a criatividade no aluno. | - |
Formato: dc.format | 17 p. : tab. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Título: dc.title | A indisciplina no contexto escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: