
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Edna Amancio de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Elaine Heringer Vilella da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:59:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:59:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47246 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47246 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Edna Amancio de Souza Ramos. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo traz uma análise da avaliação como instrumento na construção do conhecimento, considerando que a avaliação é parte do aprendizado, na visão da coordenação pedagógica. Dessa forma, buscou-se dissertar acerca dos objetivos dos instrumentos de avaliação na busca da educação efetiva dos alunos, descrevendo fatores históricos, instrumentos, métodos e objetivos aplicados no dia a dia da sala de aula. Após a conceituação dos termos constantes nos processos de ensino-aprendizagem e avaliativos, compôs-se uma metodologia utilizando a pesquisa bibliográfica em diversas fontes como pauta e uma pesquisa de campo com professores e coordenadores de escolas. Nas considerações finais percebe-se que a construção de uma nova escola, que busca a melhora da qualidade da aprendizagem, tem como uma das ferramentas principais para o alcance deste objetivo, a avaliação. Avaliação esta voltada às perguntas, sobre os direcionamentos sobre as dificuldades e caminhos que levam a uma educação de qualidade focada na construção do saber. | - |
| Formato: dc.format | 23 p. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
| Título: dc.title | Avaliação como construção do conhecimento : a visão da coordenação pedagógica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: