Avaliação como construção do conhecimento : a visão da coordenação pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Edna Amancio de Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSilva, Elaine Heringer Vilella da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:59:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:59:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47246-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47246-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Edna Amancio de Souza Ramos.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo traz uma análise da avaliação como instrumento na construção do conhecimento, considerando que a avaliação é parte do aprendizado, na visão da coordenação pedagógica. Dessa forma, buscou-se dissertar acerca dos objetivos dos instrumentos de avaliação na busca da educação efetiva dos alunos, descrevendo fatores históricos, instrumentos, métodos e objetivos aplicados no dia a dia da sala de aula. Após a conceituação dos termos constantes nos processos de ensino-aprendizagem e avaliativos, compôs-se uma metodologia utilizando a pesquisa bibliográfica em diversas fontes como pauta e uma pesquisa de campo com professores e coordenadores de escolas. Nas considerações finais percebe-se que a construção de uma nova escola, que busca a melhora da qualidade da aprendizagem, tem como uma das ferramentas principais para o alcance deste objetivo, a avaliação. Avaliação esta voltada às perguntas, sobre os direcionamentos sobre as dificuldades e caminhos que levam a uma educação de qualidade focada na construção do saber.-
Formato: dc.format23 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Título: dc.titleAvaliação como construção do conhecimento : a visão da coordenação pedagógica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.