Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quirino, Simony Rafaeli, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Marlene Ferreira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:39:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:39:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47240 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47240 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Professora Ma. Simony Rafaeli Quirino | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo tem como objetivo estudar e analisar questões referentes a gestão democrática e participativa na visão de professores de uma escola municipal na cidade de Ibaiti/Paraná. Para o alcance desse objetivo, inicialmente realizou-se uma revisão de bibliografia a fim de compreender como se dá o processo de gestão democrática e participativa dentro de uma instituição de ensino. Em seguida, foi realizada a pesquisa de campo por meio da aplicação de questionários a quatorze professores atuantes nessa escola municipal. Utilizou-se de questionários com questões abertas e fechadas e foram criadas categorias para a análise dos dados. A categoria "A" trata-se da definição pessoal dos professores em relação à gestão democrática e participativa; a categoria "B" demonstra se a escola é ou não gerida de forma democrática e participativa; a categoria "C" fala sobre a participação dos professores nos colegiados escolares; a categoria "D" refere-se aos espaços reservados para reuniões e discussões coletivas e a categoria "E" demonstra como é realizada a construção do projeto político pedagógico da escola. Através destas, pode-se constatar que na opinião dos professores a gestão democrática e participativa é aquela onde todo o coletivo da escola reflete, discute e toma as decisões juntos. De acordo com a maioria das professoras a gestão da escola onde elas trabalham é gerida democraticamente, e que através das ações diárias é possível chegar a essa conclusão, porém, duas respondentes disseram que a escola é gerida parcialmente de forma democrática, uma vez que, alguns assuntos são levados ao conhecimento de todos, após as decisões serem tomadas pela gestora e sua equipe. Quanto a participação nos colegiados escolares, as professoras falaram que participam ativamente, porém, apenas seis delas são membros dos colegiados escolares. Segundo as respondentes, a escola possui espaços reservados para reflexões e discussões coletivas, de acordo com elas nessas reuniões são tratados assuntos administrativos e pedagógicos da instituição. E no que se refere a elaboração e reelaboração do PPP, elas falaram que há participação de quase todo o coletivo escolar, com exceção dos alunos, embora eles também sejam sujeitos importantes nesse processo. Diante disso, é necessário que a escola reveja essa questão e dê ao aluno o direito de participar e opinar nas decisões escolares. | - |
Formato: dc.format | 26 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Gestão democrática e participativa na visão de professores de uma escola municipal de Ibaiti/Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: