O papel do pedagogo na mediação do conceito de política curricular para o ensino fundamental de 9 (nove) anos

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Autor(es): dc.contributorSouza, Adriana Teles de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorMachado, Michele Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:27:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:27:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47236-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47236-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Adriana Teles de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo objetiva analisar o papel do pedagogo/a na mediação do conceito de política curricular para o ensino fundamental de nove anos. As políticas públicas curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos se fazem presente na reforma educacional deste inicio de século XXI e compreender seu processo é fundamental uma vez que sua implementação consiste em tramitar no interior escolar. E contemplar o tema envolve uma estrutura de conceitos os quais não podem ser vistos fora da teoria de currículo na abordagem tradicional, crítico pós-crítico e política de currículo na perspectiva de recontextualização por hibridismo, leituras que possibilitam uma visão ampla do currículo. A partir destes fundamentos buscou-se discutir as políticas curriculares envolvendo o entendimento de documentos de legitimação destacados no texto Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos (2010), as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (2008) e o Projeto Político Pedagógico da escola em questão para verificar os apontamentos que trazem a atenção na transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental de nove anos. O estudo foi fundamentado em autores como Silva (2004) na abordagem tradicional, crítica e pós-crítica. Na segunda ocasião foi exposto o pensamento sobre política de currículo pela interpretação das contribuições de Lopes (2004, 2005, 2006, 2008) que ressalta os conceitos de recontextualização e hibridismo. E para o desenvolvimento do trabalho a pesquisa etnográfica trouxe contribuições, pois implica na cultura de derminados grupos, a qual foi sistematizada pela entrevista semi-estruturada com professoras que lecionam para os 6º (sextos) anos do Ensino Fundamental.-
Formato: dc.format38 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectPoliticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO papel do pedagogo na mediação do conceito de política curricular para o ensino fundamental de 9 (nove) anos-
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