Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quirino, Simony Rafaeli, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Gefuni, Mírian Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:05:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:05:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47233 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47233 | - |
Descrição: dc.description | Orientador (a): Professora Ma. Simony Rafaeli Quirino | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Pretende-se com este estudo averiguar o conhecimento que as professoras do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Gralha Azul, localizado no município de Figueira/Paraná, têm sobre o tema lúdico na Educação Infantil, como elas o aplicam na sala de aula e qual a contribuição do mesmo na aprendizagem das crianças segundo suas visões. Para isso, foi aplicado questionário e explicado a importância do mesmo colocando-as à vontade para responder, podendo as mesmas leva-lo para casa. O mesmo foi aplicado a doze professoras, e conteve sete questões dissertativas para compreender o assunto abordado. Porem, por meio das respostas dadas, concluiu-se com o estudo sobre o lúdico na educação infantil, que há pouco conhecimento sobre o termo lúdico e que há necessidade de mudança na utilização desse recurso metodológico, mudança de postura na transmissão do conhecimento. Mudanças essas que se darão aos poucos, em longo prazo, mas que trarão benefícios às nossas crianças. | - |
Formato: dc.format | 22 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Exercício e jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Lúdico : um recurso metodológico necessário na formação do professor da educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: