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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Vanisse Simone Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Neci Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:19:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:19:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47229 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47229 | - |
Descrição: dc.description | Orientador (a): Prof.ª Msc. Vanisse Simone Alves Corrêa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo procura trazer à tona algumas reflexões sobre a implantação do Ciclo Básico de Aprendizagem em uma escola da rede municipal de ensino de Cascavel, PR. Para tanto, apresenta uma breve contextualização histórica dessa política educacional e também a visão de alguns estudiosos da área. A fundamentação teórica deste trabalho é baseada principalmente em Mainardes (2012), Stremel (2012) Alaverse (2009), Barretos e Sousa (2004). O texto demonstra que Ciclo Básico de Alfabetização, cuja intencionalidade é a não reprovação dos alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental pode ocasionar outra problemática, que é a aprovação dos educandos que não possuem condições de aprendizagem. Isso causa um impacto muito grande na vida desses alunos e dos educadores que trabalham com eles. O trabalho ainda constata que para que o Ciclo Básico de Alfabetização se efetive é necessário que se invista nos seguintes pontos: preparação para os professores; reflexão e revisão sobre os conteúdos e suas quantidades a serem trabalhado nessa etapa da educação e necessidade da efetiva participação da família na vida escolar dos filhos. | - |
Formato: dc.format | 14 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A política educacional do ciclo básico de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental : algumas reflexões | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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