A política educacional do ciclo básico de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental : algumas reflexões

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Vanisse Simone Alves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSouza, Neci Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:19:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:19:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47229-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47229-
Descrição: dc.descriptionOrientador (a): Prof.ª Msc. Vanisse Simone Alves Corrêa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo procura trazer à tona algumas reflexões sobre a implantação do Ciclo Básico de Aprendizagem em uma escola da rede municipal de ensino de Cascavel, PR. Para tanto, apresenta uma breve contextualização histórica dessa política educacional e também a visão de alguns estudiosos da área. A fundamentação teórica deste trabalho é baseada principalmente em Mainardes (2012), Stremel (2012) Alaverse (2009), Barretos e Sousa (2004). O texto demonstra que Ciclo Básico de Alfabetização, cuja intencionalidade é a não reprovação dos alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental pode ocasionar outra problemática, que é a aprovação dos educandos que não possuem condições de aprendizagem. Isso causa um impacto muito grande na vida desses alunos e dos educadores que trabalham com eles. O trabalho ainda constata que para que o Ciclo Básico de Alfabetização se efetive é necessário que se invista nos seguintes pontos: preparação para os professores; reflexão e revisão sobre os conteúdos e suas quantidades a serem trabalhado nessa etapa da educação e necessidade da efetiva participação da família na vida escolar dos filhos.-
Formato: dc.format14 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA política educacional do ciclo básico de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental : algumas reflexões-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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