Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Antonio Charles Santiago | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Okagawa, Luciana Cristina Nunes de Faria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:06:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:06:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47228 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47228 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Antonio Charles Santiago | - |
Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação., Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A avaliação apresenta hoje uma junção de fatores que direcionam e interferem no seu sucesso. Questionamos: Como realizar a verificação de todos os componentes desse processo e quais caminhos precisaremos percorrer para alcançar uma aprendizagem significativa? Esse tema nos traz uma reflexão para melhor compreender, direcionar e avaliar maneiras de proceder para uma educação igualitária e justa. Verificamos que o Brasil historicamente vem demonstrando uma defasagem significativa na educação. Durante anos buscam-se métodos que evidenciem o erro que está oculto e que assim dificulta que aconteça com qualidade a aprendizagem. Diversos profissionais da área da educação procuram alavancar os muitos segmentos que interferem e que necessitam de mudanças para o ensino ser modificado e transformado de maneira igualitária. Designaram-se meios em que de alguma maneira possibilite-se medir as variações existentes e onde os fatores de interferência do ensino/aprendizagem necessitem sofrer mudanças para que haja uma melhora a fim de garantir uma educação de qualidade. Observamos que criaram-se métodos de avaliação que proporciona índices que darão os parâmetros educacionais do nosso país. Percebe-se que essas avaliações são grandes medidoras de notas do país que tem mostrado trabalhar contra a principal intenção que é acabar com a desigualdade do país.. Mostrar que avaliar da mesma maneira e com os mesmos quesitos crianças em diferentes meios sociais, culturais, educacionais e financeiros não demonstra igualdade em seu desempenho trazendo resultados inerentes a realidade de nosso país. | - |
Formato: dc.format | 10 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade social | - |
Título: dc.title | Os desafios da avaliação para uma educação igualitária | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: