Programa Construindo a Autonomia Escolar : condições de financiamento construídas nas escolas públicas do município de Cascavel

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Dalessandro de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorRaini, Nilcéia dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:13:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:13:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47226-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47226-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Dalessandro de Oliveira Pinheiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A questão do financiamento é ponto nevrálgico da educação no Brasil. União, estados e municípios possuem definições específicas no campo legal para organizar seus sistemas de acordo com suas arrecadações e dos repasses recebidos pelos entes federados. No âmbito municipal, as prefeituras se organizam no intento de prover meios para manter suas estruturas escolares e profissionais da educação. Nessa pesquisa busca-se averiguar como ocorre a aplicação da verba advinda da Prefeitura Municipal de Cascavel-PR, através do Programa Construindo Autonomia Escolar, bem como, suas implicações para que as escolas consigam atingir os objetivos traçados em seu Projeto Político Pedagógico. Para tanto, cabe ao diretor/gestor, juntamente com a comunidade escolar, administrar de forma responsável verbas recebidas, tanto do Governo Municipal, quanto do Governo Federal, a fim de que possa suprir as necessidades básicas da instituição de ensino, garantindo Educação de qualidade. Nas Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil (CEMEI’s) de Cascavel, representados pelos diretores (gestores diretos), juntamente com Associação de Pais, Professores e Servidores, Conselho Escolar e Comunidade Escolar tem o importante papel no planejamento e execução dos recursos recebidos.-
Formato: dc.format16 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Financiamento-
Palavras-chave: dc.subjectEEducação-
Título: dc.titlePrograma Construindo a Autonomia Escolar : condições de financiamento construídas nas escolas públicas do município de Cascavel-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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