Cuidar e educar fora da escola : impactos e desafios para a organização do trabalho pedagógico na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Aparecida Reis-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Noemi Ester Croisfelt-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:57:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:57:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47222-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47222-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Aparecida Reis Barbosa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionSendo o homem um ser histórico que se desenvolve a partir das relações que estabelece em sociedade, podemos compreender que a educação se faz por estas relações que começam com a vivencia na primeira sociedade de uma criança, que é a família, onde esta receberá uma educação informal, aprendendo normas, hábitos e valores que guiarão sua conduta ao longo de sua existência, e se estende até a escola, que por sua vez, transmitirá uma educação formal de conhecimentos acumulados historicamente e sistematizados para o desenvolvimento sócio histórico da humanidade. Diante disto, o presente trabalho visa entender o contexto familiar e social que participam do processo de formação de crianças de 4 e 5 anos e analisar os referenciais culturais, valores e atitudes traduzidas pela criança para a instituição de ensino, bem como, pensar em mediações necessárias para efetivar a ação pedagógica junto ao aluno que traz para a sala de aula comportamentos considerados inadequados para um convívio social, pois, estes desafios nos levam a refletir a educação familiar, a educação na sociedade hoje, o que mudou, o que tem influenciado a educação atual, quais as marcas que a educação formal, informal e a não formal tem deixado em nossas crianças e como a escola tem lidado com isso para processar uma busca de procedimentos pedagógicos que favoreçam a integração de ambos os envolvidos no processo educativo, sendo assim, vemos que as mudanças ocorreram e são fatos reais: a estrutura familiar, as tecnologias, o acesso a informação precisam ser vistas como uma ferramenta e ser utilizada para que as melhorarias na qualidade da relação escola-família ocorram e os reflexos desta no processo ensino e aprendizagem, visto que nosso aluno é fruto de tudo isso.-
Formato: dc.format22 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleCuidar e educar fora da escola : impactos e desafios para a organização do trabalho pedagógico na educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.