Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Aparecida Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Noemi Ester Croisfelt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:57:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:57:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47222 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47222 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Aparecida Reis Barbosa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Sendo o homem um ser histórico que se desenvolve a partir das relações que estabelece em sociedade, podemos compreender que a educação se faz por estas relações que começam com a vivencia na primeira sociedade de uma criança, que é a família, onde esta receberá uma educação informal, aprendendo normas, hábitos e valores que guiarão sua conduta ao longo de sua existência, e se estende até a escola, que por sua vez, transmitirá uma educação formal de conhecimentos acumulados historicamente e sistematizados para o desenvolvimento sócio histórico da humanidade. Diante disto, o presente trabalho visa entender o contexto familiar e social que participam do processo de formação de crianças de 4 e 5 anos e analisar os referenciais culturais, valores e atitudes traduzidas pela criança para a instituição de ensino, bem como, pensar em mediações necessárias para efetivar a ação pedagógica junto ao aluno que traz para a sala de aula comportamentos considerados inadequados para um convívio social, pois, estes desafios nos levam a refletir a educação familiar, a educação na sociedade hoje, o que mudou, o que tem influenciado a educação atual, quais as marcas que a educação formal, informal e a não formal tem deixado em nossas crianças e como a escola tem lidado com isso para processar uma busca de procedimentos pedagógicos que favoreçam a integração de ambos os envolvidos no processo educativo, sendo assim, vemos que as mudanças ocorreram e são fatos reais: a estrutura familiar, as tecnologias, o acesso a informação precisam ser vistas como uma ferramenta e ser utilizada para que as melhorarias na qualidade da relação escola-família ocorram e os reflexos desta no processo ensino e aprendizagem, visto que nosso aluno é fruto de tudo isso. | - |
Formato: dc.format | 22 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Cuidar e educar fora da escola : impactos e desafios para a organização do trabalho pedagógico na educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: