Estudo de investigação sobre o processo de avaliação da aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArtigas, Nádia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorCruz, Ovanda Maria Bongiorno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:10:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:10:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47218-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47218-
Descrição: dc.descriptionOrientador (a): Nádia Artigas-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo apresenta uma análise sobre o processo de avaliação da aprendizagem em um colégio estadual do município de Jesuítas, a partir da questão levantada sobre a não utilização dos resultados da avaliação para replanejamento dos conteúdos não assimilados pelo aluno, visto que a principal finalidade da avaliação no processo escolar é assegurar a formação integral dos sujeitos, pela mediação da construção do conhecimento. A pesquisa teve como objetivo a análise dos registros de avaliação lançados no LRC de três professores de diferentes disciplinas e os documentos oficiais da escola, o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Escolar, a Proposta Pedagógica Curricular e as Diretrizes Curriculares Orientadoras do Currículo para Educação Básica do Paraná. O levantamento de dados foi realizado através de formulário, aplicado com os professores e com os alunos de uma turma de 9º ano e uma turma de 1º ano. Com vistas nos dados coletados em comparação aos documentos oficiais da escola evidenciou-se uma disparidade entre o que propõe os documentos e a prática da escola, em relação à construção dos resultados e a revisão do processo metodológico do professor, em função dos avanços dos alunos, a retomada dos conteúdos para sanar as dificuldades apresentadas. O estudo também propõe sugestões, como alternativas, para amenizar a disparidade entre a teoria e a prática, já que o processo de autoavaliação é frágil na escola em questão. A reorganização e o replanejamento das ações são estratégias para melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem, ofertado pela escola.-
Formato: dc.format21 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEstudo de investigação sobre o processo de avaliação da aprendizagem-
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