Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Artigas, Nádia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Ovanda Maria Bongiorno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:10:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:10:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47218 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47218 | - |
Descrição: dc.description | Orientador (a): Nádia Artigas | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo apresenta uma análise sobre o processo de avaliação da aprendizagem em um colégio estadual do município de Jesuítas, a partir da questão levantada sobre a não utilização dos resultados da avaliação para replanejamento dos conteúdos não assimilados pelo aluno, visto que a principal finalidade da avaliação no processo escolar é assegurar a formação integral dos sujeitos, pela mediação da construção do conhecimento. A pesquisa teve como objetivo a análise dos registros de avaliação lançados no LRC de três professores de diferentes disciplinas e os documentos oficiais da escola, o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Escolar, a Proposta Pedagógica Curricular e as Diretrizes Curriculares Orientadoras do Currículo para Educação Básica do Paraná. O levantamento de dados foi realizado através de formulário, aplicado com os professores e com os alunos de uma turma de 9º ano e uma turma de 1º ano. Com vistas nos dados coletados em comparação aos documentos oficiais da escola evidenciou-se uma disparidade entre o que propõe os documentos e a prática da escola, em relação à construção dos resultados e a revisão do processo metodológico do professor, em função dos avanços dos alunos, a retomada dos conteúdos para sanar as dificuldades apresentadas. O estudo também propõe sugestões, como alternativas, para amenizar a disparidade entre a teoria e a prática, já que o processo de autoavaliação é frágil na escola em questão. A reorganização e o replanejamento das ações são estratégias para melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem, ofertado pela escola. | - |
Formato: dc.format | 21 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Estudo de investigação sobre o processo de avaliação da aprendizagem | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: