O papel do coordenador pedagógico na elaboração do plano de trabalho docente e suas intervenções

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Edna Amancio de Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Edna Gonçalves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:24:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:24:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47217-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47217-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Edna Amancio de Souza Ramos.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo tem como objetivo apresentar o papel do coordenador pedagógico frente à elaboração do plano de trabalho docente e suas possibilidades de intervenções, utilizando de abordagens que transmitam ao leitor a reflexão do fazer pedagógico. O texto é dividido em três partes apresentando primeiramente o trabalho do coordenador no cotidiano escolar, profissional importante no que tange à orientação dos professores na aplicabilidade do seu plano de aula, da reflexão sobre a sua metodologia de trabalho buscando assim o que melhor se encaixe na realidade do alunado. A segunda parte apresenta a pesquisa de campo com embasamento bibliográfico no intuito de comprovar o interesse e relevância pelo tema por autores que são referência no assunto quanto à fundamentação teórica e sua estruturação do plano de trabalho docente bem como as abordagens metodológicas utilizadas pelo professor para alcançar a aprendizagem efetiva por parte do aluno. A terceira parte traz nas considerações finais apresentando a importância da elaboração do plano de trabalho docente na prática escolar do professor, sendo, o coordenador pedagógico na maioria das vezes não requisitado pelos professores neste momento de elaboração e, tampouco, buscado como auxílio nas intervenções pedagógicas junto ao aluno a fim de garantir a aprendizagem de todos.-
Formato: dc.format26 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento educacional-
Título: dc.titleO papel do coordenador pedagógico na elaboração do plano de trabalho docente e suas intervenções-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.