Gestão escolar na perspectiva democrático-participativa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes, Jandicleide Evangelista-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorFelinto, Paola Ceccon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:52:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:52:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47216-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47216-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Jandicleide Evangelista Lopes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo teve como objetivo apresentar as contribuições da Gestão Escolar na perspectiva democrático-participativa, demonstrando a preocupação da escola em se firmar nos objetivos e práticas que a constituam em um espaço de construção da cidadania. Com isso, foca a Gestão Democrática, contando produto da dinâmica que mostra as relações de poder que ocorrem no interior da unidade escolar. Seu funcionamento precário, descomprometido legitima somente as ações da direção. Com relação ao tema deste artigo exigiu um aprofundamento teórico, no qual foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Para abordar esse tema de fundamental importância descreveu-se esse artigo em alguns itens. Em um primeiro momento a introdução com objetivo, justificativa e descrição da estrutura do texto. Posteriormente analisou-se o conceito de Gestão Escolar por ser fundamental para entender a organização da escola e apresentou-se uma efetiva gestão democrática e participativa que contribui para a organização dos espaços escolares. No item seguinte uma análise de informações destacando as contribuições da gestão democrático-participativa na organização do espaço escolar. No entanto é de fundamental importância que os profissionais da educação, assim como a sociedade em geral, busquem formas mais ativas de participação na escola para que o Conselho Escolar seja percebido como parte da gestão escolar, atuando de forma intensa, contínua e efetiva na busca de uma escola autônoma, transformadora e comprometida com a educação pública de qualidade.-
Formato: dc.format17 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Título: dc.titleGestão escolar na perspectiva democrático-participativa-
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