A EJA e a diversidade dos sujeitos que a compõe

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes, Jandicleide Evangelista-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSilva, Edimara da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:33:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:33:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47215-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47215-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Jandicleide Evangelista Lopes.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a construção do perfil do aluno da Educação de Jovens e Adultos na atualidade trazendo ao debate a relevância de conhecer os sujeitos desta modalidade de ensino percebendo quem e como eles são considerados no âmbito escolar. O objeto de estudo é problematizar essa temática levando em conta a mudança do perfil do educando desta modalidade. Embasados por teóricos que escrevem sobre a juvenização da EJA utilizando para isso a observação, a entrevista com objetivo de traçar um perfil dos sujeitos que compõe a EJA em especial ao adolescente, entendendo-o como sujeito com diferente expectativas e experiências. A escolha do tema foi movido pelo interesse e necessidade de entender um pouco mais sobre um fenômeno que acontece dentro das escolas de EJA com a mudança da Lei que pontua a idade mínima para ingresso na modalidade, e sua influência na metodologia desenvolvida pelos professores da EJA, discutindo no contexto escolar a mudança do perfil do aluno da EJA doravante jovens e adultos agora também adolescentes que possuem histórico de repetência, desmotivados com a instituição escola tenho a EJA como ultima alternativa para resgatar o sucesso de sua trajetória de sucesso escolar.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a construção do perfil do aluno da Educação de Jovens e Adultos na atualidade trazendo ao debate a relevância de conhecer os sujeitos desta modalidade de ensino percebendo quem e como eles são considerados no âmbito escolar. O objeto de estudo é problematizar essa temática levando em conta a mudança do perfil do educando desta modalidade. Embasados por teóricos que escrevem sobre a juvenização da EJA utilizando para isso a observação, a entrevista com objetivo de traçar um perfil dos sujeitos que compõe a EJA em especial ao adolescente, entendendo-o como sujeito com diferente expectativas e experiências. A escolha do tema foi movido pelo interesse e necessidade de entender um pouco mais sobre um fenômeno que acontece dentro das escolas de EJA com a mudança da Lei que pontua a idade mínima para ingresso na modalidade, e sua influência na metodologia desenvolvida pelos professores da EJA, discutindo no contexto escolar a mudança do perfil do aluno da EJA doravante jovens e adultos agora também adolescentes que possuem histórico de repetência, desmotivados com a instituição escola tenho a EJA como ultima alternativa para resgatar o sucesso de sua trajetória de sucesso escolar.-
Formato: dc.format[18] p. : tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Título: dc.titleA EJA e a diversidade dos sujeitos que a compõe-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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