Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Giselle Christina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Buiar, Edilene Susan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:53:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:53:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47214 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47214 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Giselle Christina Corrêa. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Não há como pensar em qualidade da educação, sem que se garanta ao educador os momentos e espaços necessários à construção do conhecimento, avaliação e reflexão sobre a prática pedagógica, planejamento e construção dos mecanismos de intervenção pedagógica. Conquistamos o momento da hora-atividade que nos permite alcançar estes objetivos, mas com este trabalho analisaremos como o professor usa este espaço de tempo no seu trabalho. As concepções teóricas que embasou esta pesquisa demonstram que há necessidade de conscientizar os professores da importância deste momento e do coordenador pedagógico resgatar sua real função dentro da escola. A Coleta de dados por meio da observação foi utilizada para levantarmos informações que nos permite um nível de conhecimento e análise de como acontece a hora-atividade no cotidiano de uma escola de educação infantil com educadores que tem semanalmente este momento garantido. As considerações finais desta pesquisa não buscam soluções definitivas para as dificuldades apresentadas sobre as horas-atividades mas que os dados levantados contribuam para uma real compreensão dos desafios das horaatividade e gerar estratégias reflexivas para que este momento ocorra de forma satisfatória e de forma articulada com educadores, equipe pedagógica e da gestão da escola. | - |
Formato: dc.format | [19] p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Título: dc.title | Hora-atividade : realidades e perspectivas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: