
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Salles, Liliane Schenfelder | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Dorli Aparecida de Gouveia da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:48:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:48:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47212 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47212 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Liliane Schenfelder Salles. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A presente pesquisa buscou analisar a indisciplina na sala de aula, pois o tema é muito recorrente nas escolas, e vem desafiando constantemente professores e pedagogos na busca de identificar causas e consequências diante do processo do ensinar e aprender. Para efetivação desse estudo, a pesquisa de campo se desenvolveu com a aplicação de questionário sobre a temática, com o público de quatro professores e um pedagogo que trabalham no Colégio Estadual do Campo do município de Calógeras. Os dados possibilitaram analisar que a indisciplina prejudica o desenvolvimento das ações pedagógicas necessitando, portanto que exista uma adequação constante na prática educativa, revendo, sobretudo, possibilidades de criar estratégias para que possam subsidiar um trabalho mais efetivo diante da aprendizagem. A escola deve desenvolver o papel de proporcionar espaços de construções de conhecimentos significativos no processo de ensinar e aprender, neste sentido, a pesquisa possibilitou refletir juntamente com professores e pedagogos sobre as práticas desenvolvidas na sala de aula, centrando-se na organização e replanejamento de atividades em sala de aula, para tentar solucionar e minimizar as causas e consequências geradas pela indisciplina na referida sala, pois observou-se que a indisciplina decorre de limitações que estão desafiando a práxis pedagógica da comunidade escolar. | - |
| Formato: dc.format | 23 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
| Título: dc.title | A indisciplina : causas e consequências no processo do ensinar e aprender | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: