As características da evasão escolar no CEEBJA Ayrton Senna da Silva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCeccatto, Andréa de Paula, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorBregenski, Denise Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:35:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:35:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47211-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47211-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Andréa Ceccatto.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo propõe mostrar as causas da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos, utilizando como base pesquisa, entrevista e levantamento de dados realizado em um estabelecimento de ensino localizado no município de Almirante Tamandaré-PR. Compreende-se que o processo de evasão escolar na E.J.A. ocorre por diversos motivos, e é imprescindível o estudo sobre os impactos que causam para a elaboração de um trabalho pautado em questões pontuais, que levem a diminuição deste índice. Entre os principais pontos de abordagem deste estudo está a compreensão do perfil dos alunos que procuram a Educação de Jovens e Adultos, compreendendo quais os motivos ocasionaram sua matricula nesta modalidade de ensino ao invés do ensino regular. Também foi feita uma análise sobre a pretensão destes alunos após a conclusão dos estudos na E.J.A., a fim de compreender de que forma os profissionais que trabalham com este público podem realizar atividades pontuais que contribuam com as expectativas futuras destes alunos. A pesquisa também relacionou os principais aspectos que levariam os alunos matriculados e frequentando a Educação de Jovens e Adultos a precisar interromper os estudos. O artigo também trás um breve histórico da E.J.A. no Paraná, para compreender se a modalidade de E.J.A. atualmente ofertada está de acordo com as necessidades da comunidade escolar. Este trabalho propõe relacionar as questões que mais afetam a vida do educando e que influenciam a desistência escolar, e por se tratar de uma escola polo e referência em Educação de Jovens e Adultos, este diagnóstico poderá ser utilizado para o trabalho contra a evasão escolar em outros estabelecimentos de E.J.A. no Estado do Paraná.-
Formato: dc.format19 p. : il., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleAs características da evasão escolar no CEEBJA Ayrton Senna da Silva-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.