Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Bregenski, Denise Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:35:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:35:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47211 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47211 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Andréa Ceccatto. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo propõe mostrar as causas da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos, utilizando como base pesquisa, entrevista e levantamento de dados realizado em um estabelecimento de ensino localizado no município de Almirante Tamandaré-PR. Compreende-se que o processo de evasão escolar na E.J.A. ocorre por diversos motivos, e é imprescindível o estudo sobre os impactos que causam para a elaboração de um trabalho pautado em questões pontuais, que levem a diminuição deste índice. Entre os principais pontos de abordagem deste estudo está a compreensão do perfil dos alunos que procuram a Educação de Jovens e Adultos, compreendendo quais os motivos ocasionaram sua matricula nesta modalidade de ensino ao invés do ensino regular. Também foi feita uma análise sobre a pretensão destes alunos após a conclusão dos estudos na E.J.A., a fim de compreender de que forma os profissionais que trabalham com este público podem realizar atividades pontuais que contribuam com as expectativas futuras destes alunos. A pesquisa também relacionou os principais aspectos que levariam os alunos matriculados e frequentando a Educação de Jovens e Adultos a precisar interromper os estudos. O artigo também trás um breve histórico da E.J.A. no Paraná, para compreender se a modalidade de E.J.A. atualmente ofertada está de acordo com as necessidades da comunidade escolar. Este trabalho propõe relacionar as questões que mais afetam a vida do educando e que influenciam a desistência escolar, e por se tratar de uma escola polo e referência em Educação de Jovens e Adultos, este diagnóstico poderá ser utilizado para o trabalho contra a evasão escolar em outros estabelecimentos de E.J.A. no Estado do Paraná. | - |
Formato: dc.format | 19 p. : il., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Título: dc.title | As características da evasão escolar no CEEBJA Ayrton Senna da Silva | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: