
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Edna Amancio de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Debora Martins | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:02:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:02:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47210 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47210 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Edna Amâncio De Souza Ramos. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo desse estudo é desenvolver uma discussão sobre o papel do coordenador pedagógico frente ao plano de trabalho docente na escola pública. A revisão bibliográfica explicita como deve agir profissional frente à montagem dos programas, como são realizados os planejamentos, qual a sua influência na escolha das metodologias e aplicações das avaliações dos alunos. O estudo proporciona subsídios aos profissionais da educação na busca de informações para emplementar sua prática pedagógica. Justifica-se por ser um texto capaz de oferecer conhecimento que se ajusta às necessidades dos leitores. A metodologia se valeu da pesquisa de campo com a aplicação de questionários aplicados a vinte cinco professores que prestam serviços em uma escola estadual de Apucarana-PR. Bem como aos alunos do período matutino do Ensino Fundamental e Médio, totalizando quarenta e três questionários respondidos somados professores e alunos. A parte teórica foi fundamentada em autores renomados como Souza, (2003) Ramal (2011), Sacristán (2001) Luckesi(1998), Abdalla (2006) e outros que contribuíram para a elaboração desse artigo. As considerações finais trazem a reflexão de como a coordenação pedagógica é fundamental na elaboração e execução do Plano de Trabalho Docente. | - |
| Formato: dc.format | 21 p. : grafs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
| Título: dc.title | O papel do coordenador pedagógico frente ao plano de trabalho docente | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: