Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quirino, Simony Rafaeli, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Leila Helena da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:19:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:19:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47208 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47208 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Simony Rafaeli Quirino | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A Sala de Recursos Multifuncional Tipo 1 – SRM T1 surgiu da necessidade de se implantar atendimento especializado aos alunos inclusos na escola regular de Ensino Fundamental consoante o que está estabelecido nas Políticas Públicas Inclusivas. Este artigo tem como propósito analisar a relação entre o atendimento na SRM T1 e o trabalho na sala de aula regular de uma escola pública estadual localizada no município de Tomazina/Paraná. Os estudos foram subsidiados pela leitura de leis e teorias pertinentes e análise de quinze questionários distribuídos aos envolvidos: equipe pedagógica, docentes da SRM T1 e docentes das salas de aula regular. O resultado demonstra que a relação no que tange à cooperação entre docentes da Sala Especializada e docentes das Salas de aula regular é permeado de contradições, pois o diálogo entre os professores é prejudicado pelo fato do atendimento especializado acontecer em contraturno. Sobre a relação dialógica entre tais professores conclui-se que ocorre somente nas reuniões bimestrais e nos Conselhos de Classe. No entanto, o diálogo com a equipe pedagógica é constante tanto com professores da SRM T1 quanto da classe regular porque a hora atividade favorece essa interação. Ficou evidente que o trabalho com o aluno incluso só acontece satisfatoriamente na SRM T1, em primeiro lugar por ser equipada com materiais didáticos e pedagógicos adequados às peculiaridades de cada aluno e, em segundo, porque as professoras se encontram mais preparadas para lidar com as adversidades que mesclam a inclusão, porém a inserção desse aluno na sala de aula regular favorece a socialização dele com os demais sujeitos, mas na prática pedagógica os docentes não conseguem atendê-lo de acordo com sua singularidade. | - |
Formato: dc.format | 25 p. : tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - Tecnologia educacional | - |
Título: dc.title | Alunos inclusos na escola pública e os impactos na prática docente : uma análise da relação entre o atendimento na sala de recursos multifuncional tipo I e o trabalho na sala de aula regular | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: