Alunos inclusos na escola pública e os impactos na prática docente : uma análise da relação entre o atendimento na sala de recursos multifuncional tipo I e o trabalho na sala de aula regular

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Autor(es): dc.contributorQuirino, Simony Rafaeli, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Leila Helena da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:19:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:19:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47208-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47208-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Simony Rafaeli Quirino-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A Sala de Recursos Multifuncional Tipo 1 – SRM T1 surgiu da necessidade de se implantar atendimento especializado aos alunos inclusos na escola regular de Ensino Fundamental consoante o que está estabelecido nas Políticas Públicas Inclusivas. Este artigo tem como propósito analisar a relação entre o atendimento na SRM T1 e o trabalho na sala de aula regular de uma escola pública estadual localizada no município de Tomazina/Paraná. Os estudos foram subsidiados pela leitura de leis e teorias pertinentes e análise de quinze questionários distribuídos aos envolvidos: equipe pedagógica, docentes da SRM T1 e docentes das salas de aula regular. O resultado demonstra que a relação no que tange à cooperação entre docentes da Sala Especializada e docentes das Salas de aula regular é permeado de contradições, pois o diálogo entre os professores é prejudicado pelo fato do atendimento especializado acontecer em contraturno. Sobre a relação dialógica entre tais professores conclui-se que ocorre somente nas reuniões bimestrais e nos Conselhos de Classe. No entanto, o diálogo com a equipe pedagógica é constante tanto com professores da SRM T1 quanto da classe regular porque a hora atividade favorece essa interação. Ficou evidente que o trabalho com o aluno incluso só acontece satisfatoriamente na SRM T1, em primeiro lugar por ser equipada com materiais didáticos e pedagógicos adequados às peculiaridades de cada aluno e, em segundo, porque as professoras se encontram mais preparadas para lidar com as adversidades que mesclam a inclusão, porém a inserção desse aluno na sala de aula regular favorece a socialização dele com os demais sujeitos, mas na prática pedagógica os docentes não conseguem atendê-lo de acordo com sua singularidade.-
Formato: dc.format25 p. : tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Tecnologia educacional-
Título: dc.titleAlunos inclusos na escola pública e os impactos na prática docente : uma análise da relação entre o atendimento na sala de recursos multifuncional tipo I e o trabalho na sala de aula regular-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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