A coordenação pedagógica na efetivação do currículo da escola de período integral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Adriane Carneiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorPrates, Daisy Fátima Navas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:05:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:05:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47204-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47204-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Adriane Carneiro Ferreira.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo deste trabalho está pautado na análise da função de Coordenação1 Pedagógica na concretização do currículo da escola de tempo integral que atenda as especificidades deste público. Utiliza como referencial teórico, principalmente, os autores Arroyo (2008 e 2012), Lima (2008), Moll (2010). Também, para possível análise sobre o tema e a fim de dialogar com o referencial teórico, apresenta dados coletados a partir da realização de um questionário, aplicado às professoras e a uma coordenadora pedagógica de escolas de tempo integral da cidade de Apucarana-PR. O texto inicialmente explora a base conceitual. Apresenta algumas considerações sobre currículo; identifica as características da escola de tempo integral; explicita a função da Coordenação Pedagógica diante do currículo nas escolas de tempo integral e em segundo momento analisa a opinião das respondentes da pesquisa de campo realizando a análise destes dados a luz da teoria tratada. Através da reflexão realizada foi possível perceber que o Coordenador Pedagógico possui um papel importantíssimo no trabalho pedagógico realizado na escola de tempo integral. Cabe a ele o papel de repensar as práticas existentes, oportunizando momentos de reflexão coletiva e propiciando espaços de formação continuada, no interior da própria instituição.-
Formato: dc.format21 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento educacional-
Título: dc.titleA coordenação pedagógica na efetivação do currículo da escola de período integral-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.