Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Adriane Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Prates, Daisy Fátima Navas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:05:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:05:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47204 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47204 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Adriane Carneiro Ferreira. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo deste trabalho está pautado na análise da função de Coordenação1 Pedagógica na concretização do currículo da escola de tempo integral que atenda as especificidades deste público. Utiliza como referencial teórico, principalmente, os autores Arroyo (2008 e 2012), Lima (2008), Moll (2010). Também, para possível análise sobre o tema e a fim de dialogar com o referencial teórico, apresenta dados coletados a partir da realização de um questionário, aplicado às professoras e a uma coordenadora pedagógica de escolas de tempo integral da cidade de Apucarana-PR. O texto inicialmente explora a base conceitual. Apresenta algumas considerações sobre currículo; identifica as características da escola de tempo integral; explicita a função da Coordenação Pedagógica diante do currículo nas escolas de tempo integral e em segundo momento analisa a opinião das respondentes da pesquisa de campo realizando a análise destes dados a luz da teoria tratada. Através da reflexão realizada foi possível perceber que o Coordenador Pedagógico possui um papel importantíssimo no trabalho pedagógico realizado na escola de tempo integral. Cabe a ele o papel de repensar as práticas existentes, oportunizando momentos de reflexão coletiva e propiciando espaços de formação continuada, no interior da própria instituição. | - |
Formato: dc.format | 21 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
Título: dc.title | A coordenação pedagógica na efetivação do currículo da escola de período integral | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: