Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quirino, Simony Rafaeli, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Sanchez, Leila Franco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:55:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:55:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47203 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47203 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Simony Rafaeli Quirino | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo tem o propósito de verificar a percepção que os professores da Escola Estadual Francisco Inácio de Oliveira – Ensino Fundamental, localizada no município de Tomazina/Paraná têm sobre a dislexia, bem como sobre o trabalho que desenvolvem com os alunos disléxicos. Para isso foram aplicados questionários a nove professores da instituição, que lecionam no período da tarde e tem alunos disléxicos em suas turmas. A partir da análise dos questionários pode-se verificar que muitos dos professores envolvidos na pesquisa têm uma visão não muito clara sobre a dislexia, afirmando conhecer o distúrbio apenas superficialmente. Pode-se concluir também que mesmo aqueles que afirmam conhecer a dislexia sentem-se inseguros em relação ao trabalho com os alunos disléxicos e acreditam que a formação continuada em relação ao tema dislexia seria importante para desenvolver um trabalho mais eficaz em sala de aula com os alunos disléxicos. Verificou-se também que os professores da Escola Francisco Inácio de Oliveira em seu trabalho já realizam estratégias diversificadas para atender os alunos disléxicos em sala de aula, porém ficou claro que estas não acontecem em todos os momentos, pois alguns docentes afirmam ter dificuldade para trabalhar com o disléxico em sala de aula declarando não ter conhecimento suficiente para elaborar estratégias diversificadas necessitando de apoio e capacitação para que elas aconteçam. | - |
Formato: dc.format | 23 p. : il., color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dislexia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Título: dc.title | Dislexia : o que pensam os professores? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: