
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Dalessandro de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Menegatt, Juliane Bogoni | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:16:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:16:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47200 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47200 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Dalessandro de Oliveira Pinheiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O artigo a que se refere o presente resumo teve a preocupação de estudar teorias e concepções que ajudarão o educador a perceber e a priorizar certos conteúdos direcionados à Educação do Campo. O objetivo desse trabalho foi refletir sobre a educação no campo para mostrar os seus conceitos específicos e como vem adquirindo, com o passar do tempo, características próprias enquanto uma modalidade da Educação Básica. A metodologia consiste em estudos bibliográficos a fim de problematizar a temática e em uma pesquisa de campo em um colégio da rede estadual de ensino, do município de Maripá, Estado do Paraná. Esse colégio está passando pelo processo de transição para escola do campo. E, busca-se fazer no presente texto um paralelo entre estas formas de desenvolvimento educacional. Nesse trabalho, de pronto se evidência a escassez de pesquisadores em políticas públicas específicas para a Educação no Campo. O propósito do trabalho é, então, apresentar algumas reflexões oriundas da temática do Currículo da Educação do Campo dentro de uma abordagem histórica adentrando nas propostas de políticas públicas governamentais e em algumas discussões traçadas pelos movimentos organizados no cenário brasileiro. Procura-se, assim, exercitar uma conceituação que aponte algumas diferenciações conceituais entre rural e do campo presentes na versão teórica dos pesquisadores estudados e, na sequência, dá-se uma visão prática sobre como ocorrem essas relações no dia a dia das escolas no/do campo levando em consideração as novas metodologias da Educação do Campo que vem sendo desenvolvidas. | - |
| Formato: dc.format | 30 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de base | - |
| Título: dc.title | Educação do campo : diferentes olhares sobre o currículo da escola do campo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: