A importância das relações interpessoais para uma escola democrática : discussões sobre o coordenador pedagógico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Adriane Carneiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorJesus, Juliana Maria de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:10:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:10:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47198-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47198-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Me. Adriane Carneiro Ferreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo :A presente pesquisa apresenta o Coordenador Pedagógico como agente transformador da escola em um espaço democrático. Esta ação teria como base sua condição de atuação e articulação na mediação das pessoas relacionadas ao processo educativo. Também, analisa como este profissional pode contribuir, teórica e metodologicamente, na orientação aos pais quanto à participação no dia a dia escolar, na formação de instâncias colegiadas, também conhecidas como Associação de Pais e Mestres (APM’s) e Conselhos Escolares (CE’s). Neste sentido, a escola democrática, aqui pensada, estimula a formação de equipes compostas por diferentes interesses, mas que consigam estabelecer posicionamentos sobre o que é melhor para a escola e assim para os sujeitos que a compõem. O objetivo é abordar, a partir da teoria, como o Coordenador Pedagógico pode ser um agente transformador da escola, ajudando os professores, pais e alunos, a construírem um processo de gestão democrática, onde as decisões sobre a vida escolar sejam pensadas no coletivo em prol da formação educacional com qualidade, de cada criança.-
Formato: dc.format22 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectSupervisão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Título: dc.titleA importância das relações interpessoais para uma escola democrática : discussões sobre o coordenador pedagógico-
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