Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Adriane Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Juliana Maria de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:10:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:10:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47198 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47198 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.ª Me. Adriane Carneiro Ferreira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo :A presente pesquisa apresenta o Coordenador Pedagógico como agente transformador da escola em um espaço democrático. Esta ação teria como base sua condição de atuação e articulação na mediação das pessoas relacionadas ao processo educativo. Também, analisa como este profissional pode contribuir, teórica e metodologicamente, na orientação aos pais quanto à participação no dia a dia escolar, na formação de instâncias colegiadas, também conhecidas como Associação de Pais e Mestres (APM’s) e Conselhos Escolares (CE’s). Neste sentido, a escola democrática, aqui pensada, estimula a formação de equipes compostas por diferentes interesses, mas que consigam estabelecer posicionamentos sobre o que é melhor para a escola e assim para os sujeitos que a compõem. O objetivo é abordar, a partir da teoria, como o Coordenador Pedagógico pode ser um agente transformador da escola, ajudando os professores, pais e alunos, a construírem um processo de gestão democrática, onde as decisões sobre a vida escolar sejam pensadas no coletivo em prol da formação educacional com qualidade, de cada criança. | - |
Formato: dc.format | 22 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervisão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Título: dc.title | A importância das relações interpessoais para uma escola democrática : discussões sobre o coordenador pedagógico | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: