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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Adriane Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Cristiane Severino da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47196 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47196 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Adriane Carneiro Ferreira. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A educação escolar é sempre pauta de análise e discussão porque se constitui como direito de todo cidadão. Assim, a escola assume papel significativo no desenvolvimento da cidadania. Na última década, tem se discutido a oferta no ensino em tempo integral, onde o atendimento educacional possa ser ampliado, garantindo oportunidade de desenvolvimento intelectual e social do aluno. O presente artigo tem por objetivo descrever a estrutura de uma escola em tempo integral. Identificar as leis que normatizam esse ensino, pontuando os seus principais desafios, assim como demonstrar a importância do coordenador pedagógico frente à educação em tempo integral. O trabalho bibliográfico busca realizar uma reflexão sobre a prática docente, confrontando com informações empíricas obtidas da realidade de uma escola que funciona em tempo integral, pertencente ao município de Sertanópolis, no norte do Paraná. A pesquisa valoriza o trabalho do coordenador no que diz respeito ao planejamento e a organização institucional, na qual a atuação deste profissional pode possibilitar uma melhor qualidade no processo de ensino e aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | 21 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Título: dc.title | O trabalho do coordenador pedagógico frente à escola de tempo integral | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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