O trabalho do coordenador pedagógico frente à escola de tempo integral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Adriane Carneiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSilva, Cristiane Severino da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:07:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:07:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47196-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47196-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Adriane Carneiro Ferreira.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A educação escolar é sempre pauta de análise e discussão porque se constitui como direito de todo cidadão. Assim, a escola assume papel significativo no desenvolvimento da cidadania. Na última década, tem se discutido a oferta no ensino em tempo integral, onde o atendimento educacional possa ser ampliado, garantindo oportunidade de desenvolvimento intelectual e social do aluno. O presente artigo tem por objetivo descrever a estrutura de uma escola em tempo integral. Identificar as leis que normatizam esse ensino, pontuando os seus principais desafios, assim como demonstrar a importância do coordenador pedagógico frente à educação em tempo integral. O trabalho bibliográfico busca realizar uma reflexão sobre a prática docente, confrontando com informações empíricas obtidas da realidade de uma escola que funciona em tempo integral, pertencente ao município de Sertanópolis, no norte do Paraná. A pesquisa valoriza o trabalho do coordenador no que diz respeito ao planejamento e a organização institucional, na qual a atuação deste profissional pode possibilitar uma melhor qualidade no processo de ensino e aprendizagem.-
Formato: dc.format21 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Título: dc.titleO trabalho do coordenador pedagógico frente à escola de tempo integral-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.