Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Kolz, Juliana Augusta Saviski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:23:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:23:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47195 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47195 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Andréa Ceccatto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a formação continuada dos docentes que atuam em escolas que ofertam educação em tempo integral, tema que vem sendo muito debatido atualmente e constitui-se como desafio da educação escolar pública na contemporaneidade. A formação continuada é vista como um instrumento de melhoria da prática diária em sala de aula, uma vez que proporciona momentos de estudo, escuta, diálogo e reflexão, o que contribui grandemente para uma educação de qualidade, tendo reflexos visíveis na aprendizagem dos educandos, pois quando são estimulados adequadamente a buscar o conhecimento o processo educativo tem um enriquecimento significativo. A oferta da educação em tempo integral pressupõe o aumento da carga horária da criança na escola e para que haja qualidade é necessário que os mestres estejam aptos a proporcionar diariamente atividades diferenciadas das já desenvolvidas tradicionalmente, as aulas podem ser mais dinâmicas e interessantes, se tornando momentos em que os estudantes aprendem mais e melhor, onde sejam oferecidas oportunidades de pesquisa e exploração de materiais diversificados. Nessa perspectiva a formação continuada oferecida carece ser capaz de aliar teoria e prática, fornecendo o suporte necessário para a melhoria da prática pedagógica. Para a coleta dos dados necessários à construção do artigo participaram profissionais da educação pública de Curitiba – PR que atuam diretamente em escolas com educação em tempo integral. Através da observação dos trabalhos desenvolvidos pelas professoras na instituição, depoimentos, realização de questionários e conversas durante momentos de reuniões foi possível fazer uma análise de suas idéias e relacioná-las com o tema em questão, analisando pontualmente as dificuldades encontradas tanto por docentes quanto por estudantes durante o desenvolvimento de suas atividades, assim como verificando a necessidade da participação do coordenador pedagógico nos momentos de formação continuada onde demonstra capacidade de atuar como mediador do processo compartilhando o conhecimento. | - |
Formato: dc.format | 11 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Educação permanente | - |
Título: dc.title | Formação continuada na educação integral | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: