Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Giareta, Paulo Fioravante | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Dengo, Jovana Bocchi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:15:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:15:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47193 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47193 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Paulo Fioravante Giareta | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Com a nova LDB 9394/96 dá-se a abertura a um novo tempo para a Educação Brasileira voltada à democracia e a uma educação para todos e o Conselho de Classe, como também o papel do Coordenador Pedagógico conquistam seus espaços dentro do âmbito escolar, proporcionando o acesso ao ensino e aprendizagem e garantindo uma educação de qualidade para todos e valorizando o conhecimento científico e o saber erudito. Nesse contexto o papel do Coordenador Pedagógico dentro do Conselho de Classe fica expressamente comprometido em desenvolver a função social que essa instância necessita para alcançar o seu objetivo dentro da proposta pedagógica da instituição escolar e garantir que se efetive a democracia e uma educação de qualidade para todos. Essa pesquisa se ateve a importância do papel do Coordenador Pedagógico dentro do Conselho de Classe, buscou-se analisar o contexto histórico, político e social dentro das LDB’s 5.692/71 e 9.394/96 , reflexões sobre as práticas pedagógicas, as dificuldades e os entraves relacionados entre os processos de ensino aprendizagem dentro dessa instância colegiada. A metodologia envolveu-se no estudo bibliográfico qualitativo e o da análise de conteúdo, onde permitiu a leitura e a construção de interpretações fundadas em Dalben (1992, 2004), Mattos (2005), Kuenzer (2002), Gil (2002) e Paro (2006) e outros. A relevância dessa pesquisa proporcionou reflexões fundadas na necessidade de reconhecer essa instância colegiada como uma reunião de oportunidades pedagógicas para educadores, direções e coordenadores pedagógicos se encontrarem para trocas de experiências , avaliando-as e reconstruindo-as , podendo oportunizar todo o colegiado a refletir dentro da coletividade os princípios da gestão democrática e dessa forma garantir a função da escola pública. | - |
Formato: dc.format | 21 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conselhos de educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Título: dc.title | O papel do coordenador pedagógico na instrumentalização do conselho de classe | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: