O insucesso escolar pela ótica de pedagogos, professores e alunos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Adriane Carneiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSantos, Cleusa Stempniak dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:12:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:12:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47191-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47191-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Adriane Carneiro Ferreira.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho aborda a questão do insucesso escolar. Tema bem atual na sociedade, por isso a necessidade de entender suas possíveis causas e consequências na educação brasileira. Parte do pressuposto que esta situação envolve todo o processo ensino aprendizagem e seus sujeitos e que ao se falar de insucesso escolar, é preciso considerar questões relativas à organização e estruturação do ensino brasileiro e suas especificidades locais, regionais, considerando suas implicações como as condições de trabalho dos professores, a comunidade local, as condições físicas, psicológicas, sociais e econômicas dos alunos. Entende-se que todo este conjunto reflete a realidade da escola, portanto a necessidade de compreender as dificuldades encontradas pelos professores com relação ao ensino, assim como as causas da não aprendizagem dos alunos. O trabalho tem como eixo fundamental debater sobre a função que o pedagogo exerce dentro do espaço escolar frente a essa situação, desconsiderando um pouco da burocratização do trabalho pedagógico e entendendo-o como profissional essencial para a democratização da escola pública. Sendo assim, o intuito deste artigo é repensar o papel do pedagogo frente ao processo ensino aprendizagem, buscando modificar o panorama até então apresentado e assim promover uma educação pública de qualidade a todos.-
Formato: dc.format24 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBaixo rendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Título: dc.titleO insucesso escolar pela ótica de pedagogos, professores e alunos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.