Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Adriane Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Cleusa Stempniak dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:12:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:12:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47191 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47191 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Adriane Carneiro Ferreira. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho aborda a questão do insucesso escolar. Tema bem atual na sociedade, por isso a necessidade de entender suas possíveis causas e consequências na educação brasileira. Parte do pressuposto que esta situação envolve todo o processo ensino aprendizagem e seus sujeitos e que ao se falar de insucesso escolar, é preciso considerar questões relativas à organização e estruturação do ensino brasileiro e suas especificidades locais, regionais, considerando suas implicações como as condições de trabalho dos professores, a comunidade local, as condições físicas, psicológicas, sociais e econômicas dos alunos. Entende-se que todo este conjunto reflete a realidade da escola, portanto a necessidade de compreender as dificuldades encontradas pelos professores com relação ao ensino, assim como as causas da não aprendizagem dos alunos. O trabalho tem como eixo fundamental debater sobre a função que o pedagogo exerce dentro do espaço escolar frente a essa situação, desconsiderando um pouco da burocratização do trabalho pedagógico e entendendo-o como profissional essencial para a democratização da escola pública. Sendo assim, o intuito deste artigo é repensar o papel do pedagogo frente ao processo ensino aprendizagem, buscando modificar o panorama até então apresentado e assim promover uma educação pública de qualidade a todos. | - |
Formato: dc.format | 24 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baixo rendimento escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Título: dc.title | O insucesso escolar pela ótica de pedagogos, professores e alunos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: