
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Dalessandro de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Clenilza Lemos da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:17:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:17:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47189 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47189 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Dalessandro de Oliveira Pinheiro. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho enfoca a questão do absenteísmo discente, as causas que levam a ausência do aluno na escola, bem como a responsabilidade e compromisso da família, da escola, da sociedade e do governo para garantir o acesso, permanência e aprendizagem de todos. A não apropriação dos conteúdos durante a vida estudantil desencadeia uma grande defasagem na formação acadêmica do discente, pois os conteúdos para cada ano em curso são elencados, como preconizam os currículos que norteiam as práticas pedagógicas das escolas. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This paper focuses on the issue of student absenteeism, the causes that lead to the absence of the student in the school as well as the responsibility and commitment of family, school, society and government to ensure access, retention and success of all. The non-appropriation of content during student life triggers a large gap in academic education of the student, as content for each year as listed, as recommended curricula that guide the pedagogical practices of schools. | - |
| Formato: dc.format | 26 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Absenteísmo (Trabalho) | - |
| Título: dc.title | Absenteísmo estudantil : a questão do enfrentamento | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: