Incisciplina escolar : um desafio para os profissionais da educação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Adriane Carneiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSilva, Josilene Margonato de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:36:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:36:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47188-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47188-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Adriane Carneiro Ferreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo aborda o tema indisciplina em sala de aula, fato que afeta a aprendizagem dos alunos, tornando-se muito preocupante para professores e pais. Para entendermos melhor o assunto, inicialmente é explorado o que é disciplina e a falta dela, a indisciplina, a partir de referencial teórico. Também é abordado como os professores se posicionam a respeito do assunto e a importância do trabalho conjunto com a família. Apresenta ainda que um dos problemas recorrentes em voga, presentes em relatos dos professores para justificar a indisciplina, é ausência de interesse e de limites dos alunos. Mas, também aponta a importância do trabalho pedagógico realizado como minimizador das questões indisciplinares. Assim, este trabalho indica o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar como instrumentos de ação essenciais para as instituições de ensino organizarem sua prática pedagógica e interna. Acreditamos, com base no levantado, que os elementos básicos para a superação dos problemas de indisciplina são: a participação dos sujeitos envolvidos na construção de regras de convivência, o afeto, a escuta, a confiança, o trabalho coletivo e a motivação. Além de um trabalho docente efetivamente preocupado com a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos.-
Formato: dc.format18 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleIncisciplina escolar : um desafio para os profissionais da educação-
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