Avaliação da aprendizagem : aspectos relevantes da avaliação diagnóstica, formativa e somativa na aprendizagem escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Edna Amancio de Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorBento, Claudia Regina Spolador-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:00:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:00:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47186-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47186-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Edna Amancio de Souza Ramos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Apresentado ao curso de pós-graduação em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Paraná, o presente trabalho tem como objetivo conhecer o que a comunidade escolar entende por avaliação da aprendizagem, servindo aos professores para a compreensão das funções da avaliação, os instrumentos avaliativos que podem ser utilizados e que a avaliação é um mecanismo de reflexão da prática pedagógica. O presente trabalho é um estudo de caso realizado numa escola de um município do Paraná sobre o tema Avaliação da Aprendizagem, com a perspectiva da análise da percepção dos docentes e da coordenação pedagógica das três funções da avaliação mais utilizadas na escola: diagnóstica, formativa e somativa. A pesquisa se divide nos estudos sobre as definições de avaliação e de suas funções por alguns autores, pontos divergentes e convergentes, e dentro destes conceitos, o que compete a cada função no âmbito escolar, buscando levantar aspectos positivos e negativos. Então, parte para análise documental a partir da legislação e de documentos escolares do estabelecimento de ensino, em como abordam a avaliação. A metodologia de pesquisa utilizou do estudo de caso com aplicação de roteiros de entrevistas e questionários realizados com professores, alunos e responsáveis, partindo para sua análise à luz da teoria estudada. As considerações, a partir da análise dos resultados, apresentam a reflexão sobre a necessidade de estudo do tema avaliação e que este estudo deveria ser feito de dentro da escola para fora, para que se tenha uma visão clara dos limites e possibilidades das mudanças impostas pelo sistema educacional ou de inovação pedagógica.-
Formato: dc.format32 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleAvaliação da aprendizagem : aspectos relevantes da avaliação diagnóstica, formativa e somativa na aprendizagem escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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