Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quirino, Simony Rafaeli, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Cíntia Rover Barbosa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:51:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:51:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47182 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47182 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Simony Rafaeli Quirino. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Neste artigo procurar-se-á explicitar a importância do Conselho Escolar como uma das formas de Gestão Democrática da escola, tendo como pano de fundo a análise do Conselho Escolar de uma escola localizada no município de Siqueira Campos/Paraná e a visão que os seus integrantes e os representantes da comunidade escolar têm sobre o mesmo. Para isso foram aplicados questionários com a comunidade escolar com pessoas que atualmente fazem parte e/ou já fizeram em outros mandatos do Conselho Escolar e pessoas que não fazem parte do Conselho Escolar. Verificou-se a partir da análise dos questionários a importância de se capacitar a comunidade escolar para o fortalecimento deste conselho para que sua atuação se torne mais efetiva e ele se transforme em um verdadeiro instrumento da gestão democrática desta escola, pois averiguou-se que o fato de fazer parte do Conselho Escolar não facilitou as respostas de algumas questões sobre o mesmo. | - |
Formato: dc.format | 19 p. : tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conselhos de educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Título: dc.title | A visão da comunidade escolar sobre o conselho escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: