As relações de interação e diálogo como meio de favorecer a aprendizagem

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Autor(es): dc.contributorSoczek, Marcia Barbosa, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorNeves, Christopher Smith Bignardi, 1989--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:43:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:43:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47181-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47181-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Marcia Soczek.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo deste artigo é propiciar reflexões sobre as relações de interação e dialogo entre discentes e docentes como meio de favorecer a aprendizagem dentro da esfera da educação publica brasileira. Para tanto, este trabalho baseia-se na pesquisa qualitativa com pesquisa bibliográfica e tem como objeto de análise os escritos de Paulo Freire e Lev Vygotsky que despontam como importantes teóricos na aérea da educação. A motivação desta pesquisa surgiu a partir das observações realizadas enquanto coordenador pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Matinhos. Ainda é relevante destacar o fato de que estudos na área da educação têm revelado que a interação entre docentes e discentes pode possibilitar um melhor desenvolvimento na aprendizagem e aquisição dos conhecimentos científicos. Sendo assim, este trabalho procura trazer embasamento teórico para o processo de interação e dialogo entre os envolvidos no processo educacional. Por isso, o trabalho apresenta a junção entre as observações realizadas pelo pesquisador em seu trabalho de coordenador pedagógico e as teorias estudadas sobre interação e diálogo na mediação do conhecimento e da aprendizagem. Desse modo, o artigo apresenta estudos sobre os sujeitos do processo ensino-aprendizagem, aborda quem são as pessoas que atuam neste importante processo, os conceitos de interação e diálogo e a relação ensino-aprendizagem como processo educativo. O trabalho realizado aponta para a necessidade de repensar a escola e o processo pedagógico entre discentes e docentes tendo como norte o diálogo e a interação para favorecer o processo de ensino-aprendizagem-
Formato: dc.format[17] p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleAs relações de interação e diálogo como meio de favorecer a aprendizagem-
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