Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Giareta, Paulo Fioravante | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Gulisz, Célia Regina de Assis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:57:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:57:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47180 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47180 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Paulo Fioravante Giareta. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A evasão escolar tem se apresentado como um dos grandes desafios à educação brasileira e tende a ser uma das maiores consequências do fracasso escolar. O problema da evasão escolar tem indicado estar em processo de agravamento a cada ano, quer como realidade nacional ou local, via sistemas educativos municipais e estaduais, preocupando gestores, educadores e responsáveis pelas políticas públicas e gerando discussões, estudos e pesquisas entre educadores. Neste estudo deu-se ênfase a análise da evasão escolar a partir do Ensino Médio. Apesar de apresentar causas distintas e diversificadas, percebe-se sempre um ponto comum, para justificar: a necessidade do trabalho, como forma de "ajuda" aos progenitores. Mesmo de aparentes avanços frente a esta discussão escola ainda parece permanece distante da realidade de seus alunos, com currículos pouco atrativos e conteúdos que muitas vezes não fazem sentido aos estudantes. A falta de políticas públicas efetivas, capazes de atender a estas necessidades também é fator de agrave. Procurou-se com este trabalho um estudo mais aprofundado sobre Evasão Escolar, buscando subsídios para entendê-la afim de que se possa combatê-la e instrumentalizar a Coordenação Pedagógica da escola frente a este desafio. | - |
Formato: dc.format | 22 p. : grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - Evasão escolar | - |
Título: dc.title | Evasão escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: